segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PAULO GAMA MOTA SOBRE SELECÇÃO E NÃO SÓ



Depoimento sobre evolução (e não só) ao Ciência Viva TV de Paulo Gama Mota

8 comentários:

perspectiva disse...

Há grandes confusões nesta intervenção do Paulo Gama Mota.

A selecção, seja ela natural ou artificial, nada tem que ver com a evolução, na medida em que selecciona informação genética pré-existente, cuja origem não explica e cuja complexidade não aumenta.

As mutações e a selecção natural degradam e reduzem os genomas. Isso já foi observado muitas vezes. Nem umas nem outra criam genomas com informação codificada a partir de compostos químicos, nem tornam os genomas mais complexos. Pelo menos, tal nunca foi observado.

Nenhum criacionista nega a ocorrência de mutações, selecção natural, especiação ou adaptação.

Apenas negam que esses processos tenham a capacidade de transforma micróbios em microbiologistas. Trata-se se processos que tendem a degradar e a reduzir genomas, a curto, médio e longo prazo.

Tentar explicar porque é que uma ave canta, tem muitas cores ou é muito complexa a partir da evolução é um absurdo.

É que a evolução pretende ser um processo cego, sem ponderações fins/meios.

O Paulo Gama Mota quase chega a adscrever à evolução capacidade de indentificação de objectivos e escolha de meios para os atingir, personificando-a e dotando-a de inteligente.

Esse tipo de ponderações fins/meios supõe sempre inteligência. Se nas aves, como nos outros seres vivos, existem relações teleológicas evidentes isso só corrobora o modelo da criação inteligente da vida.

Aí é que faz sentido dizer que os pássaros cantam, têm cores e complexidade porque isso lhes permite realizar estes ou aqueles objectivos.

A hipotética evolução aleatória não tem objectivos. Ela não vê, não pensa e não quer.

De resto, o modelo criacionista é amplamente confirmado pela existência de informação codificada nos genomas, que as mutações e a selecção natural se limitam a degradar e eliminar.

Anónimo disse...

O nosso amigo perspectiva tem feito horas extraordinárias com o aniversário de Darwin. Se lesse livros em vez de fazer copy/paste dos seus comentários anteriores, aproveitava melhor o seu tempo.
"Tentar explicar porque é que uma ave canta, tem muitas cores ou é muito complexa a partir da evolução é um absurdo."
Se não percebe uma coisa não quer dizer que essa coisa seja um absurdo... muito menos que seja obra do seu deus.

Inês Fernandes disse...

Como é que a Selecção Natural não tem a ver com Evolução? Estarei errada sobre pensar que a Selecção Natural é um dos mecanismos de evolução? É extrínseco ao ser vivo, mas não deixa de ter tudo a ver.

Anónimo disse...

"Trata-se se processos que tendem a degradar e a reduzir genomas," Quem define e como o que é degradação? Transformar-se em coisas feias para nós, é degradação? E transformar-se em belas cristas de aves e belos cantos (belos para o ouvido humano) é ascender na sua escala? A questão não é essa, é de entropia.

Anónimo disse...

Boa Tarde
Chamo-me Diana e sou estudante de biologia na faculdade de ciências em Lisboa. Tenho que confessar que fiquei de boca aberta com o comentário do/a perspectiva, mas enfim o Mundo é redondo e há opiniões para tudo, e como na minha terra se costuma dizer "É por isso que o Mundo não tomba"...
Agora falando sobre o vídeo, apreciei bastante. Faltando apenas um semestre para escolher qual o ramo a seguir, sinto-me muito dividida. Se por um lado sempre gostei de investigação no campo da imunologia, virologia por outro lado, desde que fiz voluntariado no oceanário, o gostinho pelo comportamento animal começou a apelar por mim. Sendo duas áreas tão vastas, como mais um vez tive a confirmação com este vídeo, sinto que a caberei por "tombar" para um dos ramos (evolução ou molecular e genética) de acordo com a influência dos Professores...

Bjs a todos

Anónimo disse...

Como "o perspectiva" não tem relido o calhamaço ultimamente, fica a seguinte questão para quem faz jogo duplo como apologista do elohim, o designer idiota:

De acordo com o calhamaço, as plantas carnívoras foram "criadas" no 3º.dia.
Que terão comido durante o 3º. e 4º.dias da "criação" ?

Aliás, para o deus bíblico, o morcego é um pássaro imundo (Génesis 14:11-18) ...

http://www.bibliadocetico.net/ciencia.htm

Anónimo disse...

Alguém que diga aos académicos deste mísero País que não tem problema afirmar que se ouve outro género além da chamada Música Erudita.

Anónimo disse...

Caro prespectiva,

Quero apenas deixar-lhe a ideia de estudar um pouco o modo como a informaçao genética se comporta no sistema imunitário.

Ao contrário da Diana, não morri de amores pela imunologia. Mas não para de me espantar.
Já agora, Diana: não é impossivel combinar investigaçao em imunidade com investigaçao comportamental. Tens muita gente a investigar por exemplo o efeito do sistema MHC na escolha de parceiros, o efeito das infecçoes no comportamento dos individuos, existem uma série de parasitas conhecidos que manipulam o comportamento dos hospedeiros, etc... Neste ultimo caso ja se vai sabendo um pouco o Porque? (apesar de depender dos casos), mas acho q o outro lado da questão, o Como? ainda está um pouco obscuro.
Não sei no entanto se há muita gente a fazer este tipo de investigaçao em Portugal.

Boa sorte

CONTRA A HEGENOMIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como este da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ao qu...