segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

CIÊNCIA E BANDA DESENHADA NO RÓMULO AMANHÃ 18 h

 


Realiza-se na terça-feira, dia 15 de Dezembro, terça-feira, pelas 18 horas, uma palestra intitulada "Ciência e Banda Desenhada", inserida no novo ciclo que agora em curso “Ciência às Seis! (temporada 5)”, com a coordenação de Carlos Fiolhais e a colaboração de António Piedade. O evento on line destina-se a todo o público.  Será palestrante João Ramalho, Professor de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, investigador do Centro de Neurociências da mesma Universidade e autor de banda desenahada.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no Facebook e no Site:

Tópico: Ciência e Banda Desenhada
Hora: 15 dez 2020 06:00 PM Lisboa
Entrar na reunião Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87511620917
ID da reunião: 875 1162 0917 

Resumo:

A divulgação da ciência pode fazer-se por vários meios, incluindo a “nona arte”, a banda desenhada (a sétima arte é o cinema e a oitava a fotografia). Bons exemplos são o álbum “O Segredo de Coimbra” do belga Étienne Schréder, sobre o antigo Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, ou os recentes albuns de autores nacionais “As Luzes do Príncipe”, sobre o eclipse solar que tornou Einstein famoso, e “A Viagem mais Longa” sobre a viagem de Fernão de Magalhães. No domínio da biologia e das ciências da saúde vários projectos, alguns apoiados pelo jornal Público, têm sido desenvolvidos em Coimbra.

Biografia:

Biólogo, doutorado em Biologia Celular pela Universidade de Coimbra em 1997, João Ramalho é Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Vida. Coordena o Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina. É membro do corpo editorial da revista “Reproduction”, e membro de comissões em várias sociedades, avaliador para 15 agências científicas de outros tantos países, e para mais de 40 revistas internacionais. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É autor de vários trabalhos de divulgação científica e de ficções de temática científica publicadas na revista “Nature” e no site LabLit.com.

Além da sua actividade científica participou em várias obras colectivas de, e sobre, Banda Desenhada: As Cidades Visíveis; Uma Revolução Desenhada: O 25 de Abril e a Banda Desenhada; CrossRoads; A Revolução Interior e EDEN 2.0. Tem uma coluna sobre banda desenhada no “JL- Jornal de Letras”. Para

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/pg/Romuloccvuc/posts/?ref=page_internal

Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...