quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

CONFINAR COM OS LIVROS

 Não será um Natal normal aquele que se avizinha, mas, para o tornar tão normal quanto possível, mantenho o meu hábito de recomendar cerca de uma dúzia de livros publicados recentemente entre nós. Para amenizar o confinamento podem ser bons presentes a familiares ou amigos, mas também podem ser auto-ofertas Estabeleci cinco grupos – por ordem alfabética, Ciência, História, Poesia, Política e Romance – e, em cada um deles, escolhi três livros, que ordenei por ordem alfabética do apelido do autor. Não querendo ser descortês para com autores que me deram o benefício da sua companhia, incluí dois livros em que participo. Deixo breves comentários a seguir a cada um dos títulos.

Ciência: António Damásio, Sentir & Saber. A caminho da consciência (Temas e Debates – Círculo de Leitores): o cientista português de maior renome no mundo e prémio Pessoa em 1992 resume neste volume mais breve do que os anteriores as suas ideias sobre a ligação mente-corpo, que permite a consciência; David Farrier, Pegadas. Em busca dos fósseis futuros (Elsinore): um professor de Literatura britânico cruza ciência e literatura tomando como tema as marcas perduráveis que os humanos estão a deixar no planeta; David Marçal e Carlos Fiolhais, Apanhados pelo Vírus. Factos e mitos acerca da covid-19 (Gradiva): um guia para entender melhor a pandemia que vivemos e combater a desinformação que infelizmente prolifera.

Ver o resto aqui (só para assinantes)

ttps://www.publico.pt/2020/12/03/opiniao/opiniao/confinar-livros-1941448

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...