sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

A ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA COMO EXPRESSÃO VISUAL DA COMUNICAÇÃO PARA A CIÊNCIA



Na próxima 4ª feira, dia 21 de Fevereiro, pelas 18h00, vai ocorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra  A Ilustração Científica como expressão visual da comunicação para a ciência”, por Lúcia Antunesuma das mais destacadas ilustradoras de ciência portuguesa


Lúcia Antunes - Créditos Espiral do tempo / Paulo Pires


Esta palestra integra-se no ciclo "Ciência às Seis"*.

Resumo da palestra:
"A Ilustração científica como a compreendemos hoje em dia existe desde que os primeiros exploradores procuraram registar e explanar as suas descobertas. Vários tinham alma de artista e desenhavam os seus achados, ou delegavam a gravadores a tarefa de materializar as suas descrições.
Esta necessidade de desenhar a natureza, mais do que um exercício de beleza estética, tem a finalidade de ensinar e divulgar. A ilustração científica usa uma linguagem técnica própria da arte para comunicar temas científicos, o seu objectivo é apresentar um modelo ideal que reúna todas as características diagnosticantes que definem uma espécie. Revela detalhes que não se destacam numa fotografia e dá enfâse ao que se quer evidenciar.
É um universo onde se juntam profissionais com interesses transversais: biólogos que gostam de desenhar e artistas apaixonados pela ciência. Mais importante do que a capacidade de desenhar, é saber observar, ter perseverança e ter a capacidade de compreender o que se observa e passar essa informação para o desenho. Na ilustração científica não há espaço para a ambiguidade, trata-se de divulgação e há que fazê-lo de forma correcta.
Trata-se de uma arte ao serviço da ciência cujo objectivo é o de divulgar, consciencializar, identificar espécies e mostrar o quão magnifico é o mundo natural."

*Este ciclo de palestras é coordenado por António Piedade, Bioquímico e Divulgador de Ciência.

ENTRADA LIVRE

Público-Alvo: Público em geral

Link para o evento no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.