sábado, 24 de fevereiro de 2018
Por que aprendemos melhor ciência quando se parece com um romance?
Palestra sobre
"Por que aprendemos melhor ciência quando se parece com um romance?
O Ensino das Ciências através de narrativas literárias."
por
Sara Soares
ISCTE- Lisboa - Departamento de Psicologia Social e das Organizações
e CIS-IUL - Centro de Investigação e de Intervenção Social
No RÓMULO- Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Dep. Física da Universidade - Piso 0
A palestrante e o tema da palestra serão apreesntados por Carlos Fiolhais, director do Centro.
Segunda feira, dia 26 de Fevereiro 2018, 18 h
Entrada livre
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
35.º (E ÚLTIMO) POSTAL DE NATAL DE JORGE PAIVA: "AMBIENTE E DESILUSÃO"
Sem mais, reproduzo as fotografias e as palavras que compõem o último postal de Natal do Biólogo Jorge Paiva, Professor e Investigador na Un...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à in...
1 comentário:
Porque o romance tem arte e paixão, cuja fruição está ao alcance sentimental e intelectual da maioria da população; a ciência, mesmo ao nível mais básico do ensino C + S, pode ser difícil de fruir, porque as suas leis muitas vezes não respeitam o senso-comum das pessoas e são apresentadas na forma de expressões matemáticas que, podendo ser muito belas, escapam ao entendimento da maioria dos mortais.
Infelizmente, afazeres profissionais inadiáveis impedir-me-ão de assistir à palestra de Sara Soares, mas é minha convicção que "O Ensino das Ciências através de narrativas literárias", o que pressupõe "ensinar ciências deixando de fora a matemática", é como fazer omoletas sem ovos, uma metodologia apenas tolerável no âmbito da filosofia do Aprender a Aprender!
Enviar um comentário