sábado, 24 de fevereiro de 2018

Por que aprendemos melhor ciência quando se parece com um romance?


Palestra sobre

"Por que aprendemos melhor ciência quando se parece com um romance?

O Ensino das Ciências através de narrativas literárias."


por

Sara Soares
ISCTE- Lisboa - Departamento de Psicologia Social e das Organizações
e CIS-IUL - Centro de Investigação e de Intervenção Social

No RÓMULO- Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Dep. Física da Universidade - Piso 0

A palestrante e o tema da palestra  serão apreesntados por Carlos Fiolhais, director do Centro.

Segunda feira, dia 26 de Fevereiro 2018, 18 h

Entrada livre

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque o romance tem arte e paixão, cuja fruição está ao alcance sentimental e intelectual da maioria da população; a ciência, mesmo ao nível mais básico do ensino C + S, pode ser difícil de fruir, porque as suas leis muitas vezes não respeitam o senso-comum das pessoas e são apresentadas na forma de expressões matemáticas que, podendo ser muito belas, escapam ao entendimento da maioria dos mortais.
Infelizmente, afazeres profissionais inadiáveis impedir-me-ão de assistir à palestra de Sara Soares, mas é minha convicção que "O Ensino das Ciências através de narrativas literárias", o que pressupõe "ensinar ciências deixando de fora a matemática", é como fazer omoletas sem ovos, uma metodologia apenas tolerável no âmbito da filosofia do Aprender a Aprender!

35.º (E ÚLTIMO) POSTAL DE NATAL DE JORGE PAIVA: "AMBIENTE E DESILUSÃO"

Sem mais, reproduzo as fotografias e as palavras que compõem o último postal de Natal do Biólogo Jorge Paiva, Professor e Investigador na Un...