Sejam
quais forem as suas razões – contactar amigos, motivos profissionais, manter-se
informado com a actualidade, possuir uma cronologia dinâmica – uma considerável
parte da população possui um perfil numa rede social e dedica tempo a cura-lo.
Seja numa pausa, no café, no final da tarde as redes sociais tornaram-se um veículo
de transmissão de informação e de comunicação.
Neste
contexto, o gabinete de comunicação de ciência do Museu de História Natural de
Oslo pediu-me para “ir actualizando” a conta de Instagram durante uma parte da
minha temporada de campo. O objectivo passou por apelar à curiosidade e sentido
de estética dos seguidores da conta do Museu no Instagram (ver fotos!). Um
segundo objectivo passou por desmistificar a imagem do cientista na sua torre
de marfim (que me questiono se será uma imagem comum?).
Numa
série de publicações (em inglês) dou a conhecer uma das mais belas regiões Norueguesas
– Salten, Lofoten (foto acima) – enquanto explico o procedimento de organização,
colecção e processamento de amostras biológicas.
Em primeira
análise, o Instagram do museu incrementou em cerca de 15 seguidores. Tivemos 600+
“gostos” e 9 comentários. Hoje recebi um e-mail de um fotógrafo e guia de
biodiversidade da região interessado em informar-se e divulgar a biodiversidade
marinha da área. Mas estes são apenas números onde espero que reflictam um maior
interesse pela biologia e pela biodiversidade.
Aqui
seguem as hiperligações:
Dia
14 — Publicação 16 — https://www.instagram.com/p/BUxVurQFNdL/
Dia 13
— Publicação 15 — https://www.instagram.com/p/BUujNfNlJu1/
Dia
11 — Publicação 14 — https://www.instagram.com/p/BUpTdovFOyY/
Dia
9 — Publicação 13 — https://www.instagram.com/p/BUksx_uF6Hv/
Dia
9 — Publicação 12 — https://www.instagram.com/p/BUjRArMFZ5t/
Dia
8 — Publicação 11 — https://www.instagram.com/p/BUhzrsYlCB4/
Dia
7 — Publicação 10 — https://www.instagram.com/p/BUfdfOAFV89/
Dia
6 — Publicação 9 — https://www.instagram.com/p/BUcj_LFlDY2/
Dia
5 — Publicação 8 — https://www.instagram.com/p/BUaEwRklNke/
Dia 4 — Publicação 7 — https://www.instagram.com/p/BUXqvibFPij/
Dia
4 — Publicação 6 — https://www.instagram.com/p/BUXpFraFqPX/
Dia
3 — Publicação 5 — https://www.instagram.com/p/BUU0Ty9lcOF/
Dia
3 — Publicação 4 — https://www.instagram.com/p/BUTpC6Alave/
Dia
2 — Publicação 3 — https://www.instagram.com/p/BUR-Zahlbh5/
Dia
1 — Publicação 2 — https://www.instagram.com/p/BUPTAOfFn6a/
(apresentação)
— Publicação 1 — https://www.instagram.com/p/BUNJiUzlxrv/
Uma nota de agradecimento à Inês Modesto, doutoranda no ITQB, pela contribuição nas fotos e edição de texto.
Uma nota de agradecimento à Inês Modesto, doutoranda no ITQB, pela contribuição nas fotos e edição de texto.
1 comentário:
Excelente trabalho. O Instagram é uma das redes sociais mais interessantes para comunicar o trabalho dos cientistas e devia ser mais bem utilizada pelas instituições que fazem ciência. Um bom exemplo português é a conta de Instagram do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra - https://www.instagram.com/jardimbotanicouc/ - ou a que o Museu de História Natural da Universidade de Lisboa usa para tentar que o público possa ajudar na identificação de espécies ilustradas nos séculos 18 e 19 - https://www.instagram.com/muhnac_illustrations/
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