quarta-feira, 4 de junho de 2014

Apresentação do livro: "Porque Pirilampiscam os Pirilampos: e muitas outras perguntas luminosas sobre química"

 
 


 
No próximo dia 13 de Junho de 2014, pelas 18:00h, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no Departamento de Física da FCTUC, piso 0, apresentação do livro  "Porque Pirilampiscam os Pirilampos: e muitas outras perguntas luminosas sobre química", de Carla Morais e João Paiva.




SINOPSE DA OBRA:

A ciência ao alcance de todos, neste livro acessível, prático e esclarecedor. Recheado de factos curiosos e respostas aos mais intrigantes fenómenos, será apreciado pelos miúdos e graúdos que querem saber como funciona o mundo à sua volta. Uma bela edição, apelativa e informativa.
 
Porque Pirilampiscam os Pirilampos, usando de empréstimo a criativa palavra inventada por Mia Couto, é umas das curiosidades abordada neste livro de divulgação de química. Para miúdos e graúdos, em linguagem simples e acessível, abordam-se os mais variados temas da química do dia-a-dia: dos pirilampos à cozinha, passando pelos plásticos, pelo perfume e pela chuva. Numa viagem plena de desafiantes "porquês", apresenta-se a química como uma ciência central. O funcionamento do ozono estratosférico como filtro solar, a utilização de bioetanol, biodiesel e biogás como possíveis soluções energéticas, as indesejáveis dioxinas e furanos, bem como o prometedor grafeno e os novos materiais, são assuntos-matéria-prima para a construção de perguntas e de alguns trilhos de resposta.
A química está por todo o lado e é fascinante saber como são as coisas e como se transformam umas nas outras. O conhecimento científico abre horizontes e estimula a vida. A química, de entre todas as ciências, é umas das mais determinantes na evolução da qualidade de vida e uma das mais estimulantes para o espírito. Com 38 questões, pistas para lhes responder e novas questões que, a propósito, se levantam, tenta fazer-se um pouco mais de luz. Vale a pena espreitar e descobrir porque pirilampiscam os pirilampos... e muitas outras questões luminosas sobre química!
 

O livro será apresentado por Victor Gil, Director do Exploratório Infante D. Henrique.

Com entrada livre, a sessão é aberta ao público em geral e sobretudo a quem quer saber como funciona o mundo à sua volta.
 
Para mais informações: ccvromulocarvalho@gmail.com

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...