Assinalam-se
hoje, 29 de Junho, 40 anos da morte de José Maria Ferreira de Casto,
um dos mais notáveis escritores portugueses do século XX que é também um dos mais conhecidos e traduzidos.

Em A Selva, Ferreira de Castro dá-nos uma imagem muito forte das condições de vida duras e de escravatura (de facto) em que viviam os seringueiros que trabalhavam na recolha da borracha no início do século XX. Estes, uma vez chegados ao seringal, ficavam presos, através de um esquema de empréstimos e dívidas, aos aviadores que lhes forneciam os materiais de trabalho, alojamento e alimentação, pagos em troca da borracha recolhida. Ferreira de Castro, esteve nessa situação quase quatro anos e, por isso, no livro podemos também encontrar descrições muito precisas dos métodos de recolha e tratamento do látex, do qual se obtém a borracha natural.

O
processo usado na altura para coagular o látex era com certeza muito
pouco saudável, como se pode ver na figura. Mais tarde, com
a industrialização do processo de produção de borracha natural
passou a usar-se ácidos diluídos e compostos de enxofre para evitar
o ataque biológico da borracha, embora o tratamento pelo fumo das
peles de borracha continue a ser um processo eficaz de evitar o
ataque biológico.
Entretanto, passadas cerca de duas décadas surgiu a borracha
sintética e actualmente já não estamos dependentes da borracha
natural e da sua extracção. As condições miseráveis em que se
obteve borracha natural no Congo ou no Brasil são hoje uma coisa do
passado que a química veio também contribuir para eliminar.
Notável em A selva é também a tensão erótica. No entanto,
no livro, ao contrário do filme feito a partir deste, o desejo não
se concretiza nem parece ser correspondido ou sequer reconhecido. Num
dos momentos mais memoráveis do livro, este desejo entra em diálogo
com a morte e a finitude da vida a propósito da observação (e
comentário com rigor científico, mas não menor terror) de
fogos-fátuos no cemitério do seringal.
Sem comentários:
Enviar um comentário