domingo, 20 de abril de 2014

A CIÊNCIA DA ESTUPIDEZ

Declarações que prestei a Pedro Barros Costa, jornalista da Sábado, sobre o programa "A Ciência da Estupidez", que passa no National Geographic Channel:

O programa está bem fundamentado científicamente como aliás é marca do National Magazine. O apresentador Richard Hammond, conhecido do programa Top Gear, informou-se bem. Gostei de ver, por exemplo, explicado o salto mortal com base no que os físicos chamam conservação do momento angular. Ao fim e ao cabo o mesmo princípio que explica porque os gatos caem quase sempre de pé.

Muitos números de circo só se conseguem depois de treinar muito e verificar, ao cair na rede, o que acontece quando há um erro. A física aparece aqui associada ao falhanço: quem não conhece bem as leis da física está condenado a falhar! Nesse sentido é pedagógico. O problema é, que nos vídeos domésticos mostrados não há rede... e as pessoas magoam-se mesmo.

Muitos erros aparecem aqui, como se fosse ao vivo, nesses vídeos, por vezes com consequências muito dolorosas para as pessoas. Na minha opinião, há neste programa algum excesso de quedas dolorosas, que excitam o voyeurismo que há em nós. Não sei porquê mas rimo-nos muito quando alguém faz um disparate que o magoa. E, neste programa há muitos, muitos disparates. Espero bem que os telespectadores aprendam alguma física e não repitam nada disto em casa. Repito: não façam nada disto em casa!

1 comentário:

Voyeurista disse...

Agradeço o aviso...

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...