domingo, 9 de fevereiro de 2014

DESMENTIDAS AS DECLARAÇÕES DE PASSOS COELHO SOBRE A CIÊNCIA


O primeiro-ministro resolveu repetir os disparates sobre ciência que o ministro da Economia já tinha proferido. Os dois querem cortar na ciência, justificando o fim das bolsas para muitos bolseiros com o facto de os cientistas não serem produtivos e estarem longe da "economia real". O Público de hoje desmonta essas alegações de um governo que está sem política científica, pois critica a política de crescimento que tinha vindo a ser seguido por vários governos (do PS e também do PSD) mas não apresenta nenhuma outra política coerente e credível em alternativa. Ler o artigo de Nicolau Ferreira, a quem prestei declarações, em:

http://www.publico.pt/ciencia/noticia/governo-legitima-mudanca-na-politica-cientifica-com-dados-descontextualizados-1622875#/0

1 comentário:

Lanterna disse...

Vejamos... Paguei sempre os meus estudos sem lançar mão aos dinheiros do erário público. Por que razão terei eu de pagar as bolsas de estudo de alguém se as pesquisas e as conclusões desses estudos são raramente aplicados às necessidades laborais quotidianas?
Cada vez que um colega, em reunião alargada de grupo, tenta fundamentar as suas opções pedagógicas em literatura e estudos científicos, a plateia ri-se, ronca ou evade-se. E continuamos sozinhos a ter de estruturar e elaborar megatrabalhos longe do peso académico e sob a insígnia da eficácia e da praticabilidade.

Os académicos deveriam descer à Terra, trabalhar no terreno das soluções concretas, numa perspetiva de utilidade tão defendida por estas bandas.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...