quarta-feira, 10 de abril de 2013

MOOCs: Will Online Education Ruin the University Experience?


http://www.newrepublic.com/article/112731/moocs-will-online-education-ruin-university-experience

I don't see how a MOOC can be much more than a digitized textbook.

(via Instapaper)

3 comentários:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

seis

Miguel disse...

Quem não vê como um MOOC pode ser muito mais que um livro está longe de compreender o catalizador motivacional que é ter uma pessoa a falar connosco e ter prazos fixos para desempenhar tarefas. E quanto a mim isso é a principal diferença e a chave do sucesso. Talvez o "cara a cara" não esteja presente, mas PARA MIM, a experiência de ter um professor a falar "para mim", através do meu ecrã e colunas é muito equivalente e mexe com os meus sentidos e motiva-me e as palavras fluem e eu aprendo coisas. Tenho aprendido imensas coisas novas com os MOOC que não aprendi antes, embora os livros estivessem lá, sempre estiveram. É uma questão motivacional e de organização.

Por outro lado, o facto de ter uma pressão de prazos fixos e quizzes e uma avaliação semanal constante "obriga-me" a vê-los com uma cadência regular e sistemática. E isso é fulcral em relação aos livros que podem passar-se semanas sem que pegue neles porque ninguém me estrutura um programa ou me "obriga" a pegar-lhes.

E quem não consegue compreender estas duas coisas tão simples está a perder todo o comboio em andamento e que está a afectar positivamente milhares de pessoas no mundo inteiro.

maria disse...

a palavra chave é então , Miguel , motivação :) provavelmente os professores que leccionam nessas plataformas estão motivadissimos para fazer o que fazem e são capazes de transmitir o entusiasmo e motivar os alunos. ao contrário de muitos que dependem do ministério da educação e só transmitem o aborrecimento causado pelos ministros e pelas burocracias..
e ando esperando é por qualquer coisa parecida com o Kiva,org para poder financiar directamente projectos de investigação cientifica , sobretudo na área da energia ( não acredito que não haja por aí uns Benjamin Franklin , Volta ou Edison modernos , suponho apenas que são apagados pelos interesses do lucro ). e era bom que alguma Universidade daquelas de espírito "bem comum " , se é que ainda há alguma , filtrasse possíveis fraudes.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...