terça-feira, 15 de março de 2016

LIVRO DE LEMBRANÇA DOS PLANETAS


Convite

O Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra convida a comunidade académica a participar na 2ª Série deste Ciclo de Palestras A Biblioteca Geral Mostra (e Explica) os seus Tesouros, juntando-se à celebração do Livro que este ano ocorre e no âmbito da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.


Dia 19 de Março, 10h00, na Sala de São Pedro (Biblioteca Geral)

Livro de lembranças dos planetas

Doutor António Olaio (Colégio das Artes), na imagem

O Livro de lembranças dos Planetas foi composto no final do século XVI, algures num convento da Serra de Ossa. Trata-se de um manuscrito de invulgar aparato, quer sob o ponto de vista informativo quer do ponto de vista artístico. O que singulariza este códice, e para ele chama facilmente a atenção, é a circunstância de ele se encontrar copiosamente ilustrado e colorido à mão, incluindo, por vezes, figuras móveis que complementam o texto e transformam a experiência de leitura. A partir de finais do século XVI, estas interessantes figuras móveis aparecem em livros de astronomia, permitindo determinados cálculos, mais ou menos complexos, e fazendo destes livros verdadeiros objetos interativos.

O Doutor António Olaio, Diretor do Colégio das Artes e artista plástico, propõe uma reinterpretação da obra, recorrendo a uma nova linguagem gráfica e conceptual.

As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas através do endereço eletrónico saopedro@bg.uc.pt ou através da Secretaria da Biblioteca (tel. 239 859 848).

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...