quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Carlos Portela distinguido como Professor do Ano 2019



Com a devida vénia do diário As Beiras. Parabéns, Carlos!

Carlos Portela, professor de Ciências Físico-Químicas na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, desde 1992, vai receber, esta sexta-feira, a distinção de “Professor do Ano -2019”, galardão atribuído pela Casa das Ciências, projeto associado ao EDULOG, Fundação Belmiro de Azevedo, focado na melhoria da aprendizagem das ciências nas escolas portuguesas.

A Casa das Ciências, que completa, em 2019, 12 anos de atividade, “distingue anualmente um professor a quem reconhece o mérito como docente do ensino básico ou secundário e da sua disponibilidade de partilhar a sua experiência com os colegas”, realça a nota enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS pela Casa das Ciências.

Nesta edição do Professor do Ano, a escolha da Comissão Editorial da Casa das Ciências, que é constituída por oito elementos, dois da Universidade da Coimbra (Jorge Canhoto e Luís Duarte), recaiu no professor da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Carlos Portela.

A comunicação destaca o papel de Carlos Portela, “uma personalidade bem conhecida e muito influente na comunidade do ensino secundário das ciências em Portugal”.

O prémio é entregue esta sexta-feira, 19 de dezembro, numa cerimónia realizada na UPTec, Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

 “Distinguir o Carlos Portela como professor do ano da Casa das Ciências é tão merecido que as palavras servem de pouco”, referiu, citada na mesma nota, a presidente da Sociedade Portuguesa de Física, Maria da Conceição Abreu.

 Nascido em Moçâmedes, Angola, em 1966, Carlos Portela reside na Figueira da Foz desde 1992. Licenciado em Física (1990) e mestre em Ensino da Física e da Química (1995), pela Universidade de Coimbra, exerce atividade letiva nos ensinos básico e secundário desde 1988.

Carlos Portela também “dinamiza atividades de promoção da ciência (projetos, exposições, feiras de ciência e conferências)”, revela a comunicação.

Alguns dos seus alunos participaram na International Physics Olympiad e na Olimpíada Ibero-americana de Física. Carlos Portela a está também ligado a ações de formação para professores, desde 1999.

No ano de 2005 recebeu uma menção honrosa no Concurso Rómulo de Carvalho, dinamizado pela Sociedade Portuguesa de Física, sendo também responsável pela criação de vários materiais didáticopedagógicos. E.P:

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...