quarta-feira, 23 de março de 2016

ARTIMANHAS PARA VENDER IOGURTES MÁGICOS

No tempo em que a Danone dizia que estava "científicamente provado" que o Actimel reforçava as defesas do corpo. Não estava.


A Danone foi condenada em processos sucessivos e em vários países por publicidade enganosa. Por afirmar explícita ou implicitamente que as bactérias especiais contidas nos seus iogurtes (probióticos), que não são apenas as bactérias normais que todos os iogurtes têm, lhes conferem propriedades especiais de medicina preventiva. A empresa nunca conseguiu provar essas alegações através de ensaios clínicos e, depois de pagar milhões em multas e acordos, acabou por recuar. Chegamos assim à atual situação caricata, em que as propriedades especiais dos iogurtes com bactérias especiais não se devem às bactérias especiais, mas ao sal e a umas vitaminas que não fazemos ideia se nos fazem realmente falta ou se a nossa dieta já fornece em quantidade suficiente.

Texto completo aqui.

4 comentários:

Luís Bonifácio disse...

Há uns anos atrás a DANONE foi também multada porque uma inspecção constatou que o iogurte BIODANONE era empacotado na mesma linha dos Iogurtes não biológicos e a diferença entre os dois consistia apenas no RÓTULO!

Anónimo disse...

Mas afinal esta publicidade não em de ser aprovada antes de ser divulgada?!

Anónimo disse...

Vamos ser claros, sem misturar as coisas. Se está a condenar a DANONE por desonestidade comercial, certo, a questão é saber quem falhou. Se usa o caso DANONE para dizer que o efeito probiótico é pura imaginação, estamos perante desonestidade intelectual. As estirpes da DANONE podem ser inadequadas, em número insuficiente ou de origem duvidosa, ainda assim, o efeito probiótico não tem culpa disso e, não estamos perante pseudociência, ainda que a publicidade exagere os seus efeitos. O que isto prova é que o Marçal tem de escrever artigos com determinada regularidade e às vezes falta-lhe assunto com substância, o que poderia motivar uma resposta com o título de "ARTIMANHAS PARA VENDER ARTIGOS DE OPINIÃO!"

Anónimo disse...

Pois, mas o camarada Marçal está claramente em desvantagem financeira em comparação com as dá nóves deste mundo. Calhando, se porventura ele começar a publicar bitaites com sabor a mora an gú, bau ni lhá e óitros flavoures a coisa poderá mudar de figura. Agora, regurguita-são aqui no bló-gue do ex. amigo do prior é que é uma bad mové.

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...