sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A FCT corta nos projectos

Para alguns foi surpresa mas para mim não. Depois dos enormes cortes nas bolsas e nos centros de investigação, claro que faltava fazer uma razia nos projectos. A sanha destruidora da FCT de Crato não parece ter limite. Mas numa democracia não há nem pode haver poder sem limites.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom, antes de afirmar que houve um corte nos projectos há que saber quantos foram aprovados e que dinheiro recebem. Uma coisa posso afirmar: do que me chegou aos ouvidos, a demanda da FCT pela excelência continua, ao mesmo tempo que proliferam as avaliações medíocres...

Anónimo disse...

Caro Sr Fiolhais,
Sendo o senhor um pretenso defensor da ciência em Portugal, tenho pena que não tenha acatado o mais básico dos seus conceitos - a restrição empírica aos dados. Qual é a informação que possui para declarar que houve "uma razia nos projectos"? Será que a obteve pela sua (já famosa) "comunidade científica" sendo esta restrita às pessoas que conhece? Até à divulgação do contraditório, vou manter os dados fornecidos pelo site da FCT de uma taxa de sucesso de 13%. (https://www.fct.pt/apoios/projectos/index.phtml.pt) Semelhante aos resultados do ultimo concurso equivalente de 2012/13. Temo que o Sr Fiolhais está a transparecer vícios "politiqueiros" que não ficam bem a um homem de ciência.

Anónimo disse...

Curioso verificar na página da FCT que a taxa de sucesso dos 3 últimos concursos para projectos de I&D tem sido exactamente a mesma: 13%. Erro de quem colocou a informação no site ou há também quotas escondidas para a atribuição de projectos?

Anónimo disse...

ESTRANHO, no mínimo!
Classificações A,B,C,D,E do meu centro: 8,8,7,8,8.
Overall Rating: 7.
EXPLIQUE QUEM SOUBER!
De facto existe aqui uma contradição, que já nem há pejo em esconder pelos pseudo-paineis! Vou passar a explicar: no critério E é atribuído 8, alegando ser a média da candidatura...ver abaixo...e depois dizem que a global é 7...?!!

Criterion E - Potential economic value of the technology (if appropriate), namely in terms of its impact on the competitiveness of the national socioeconomic system.
Rating: 8
Comments: The potential economic value is not anticipated. The panel scored this criterion with an average score of the application.

Overall Rating: 7

Anónimo disse...

Do que eu conheço da qualidade científica do meu centro de investigação, não me surpreendem os resultados 2 projectos para 70 investigadores...)

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...