terça-feira, 2 de julho de 2013

Luas de Plutão vão a concurso e ganham...nomes !

A União Astronómica Internacional anunciou hoje os nomes para mais duas "luas" de Plutão, até agora denominadas de P4 e P5: Kerberos e Styx (que numa tradução livre para o português poderá ser Cérbero e Estige). Estes satélites naturais de Plutão foram descobertos em 2011 e 2112 usando o telecópio espacial Hubble (NASA/ESA).

A figura mostra a posição das órbitas (circulares) de Kerberos e Styx, em conjunto com os outros satélites de Plutão: Hidra, Nix e Caronte (o maior dos cinco satélites, descoberto em 1978).


Estes dois satélites, agora nomeados, tem dimensões reduzidas: o diâmetro estimado, para ambos, é inferior a 30 km. Um dos aspectos mais curiosos foi o facto do investigador responsável pela equipa que descobriu os satélites, Mark Showalter (SETI), ter proposto um concurso aberto ao público em geral para dar nome aos recém descobertos satélites. A condição era, apenas, que os nomes fossem inspirados em personagens da mitologia, em particular, ligadas ao mundo dos mortos.

E porquê esta peculiar exigência ? Notemos que na mitologia antiga Plutão é o deus do mundo dos mortos; Caronte o barqueiro das almas; Nix, uma personificação da noite, Hidra, o monstro que guarda as águas do mundo dos mortos.  Ora os nomes Kerberos e Styx  são coerentes, respectivamente, o cão de várias cabeças que guardava a entrada do mundo dos mortos e a deusa que reinava sobre as águas do rio por onde Caronte levava as almas.

Plutão, que anos atrás foi re-classificado como planeta anão, é assim um mini-sistema planetário com cinco satélites em torno de si.


4 comentários:

Tá na laethanta saoire thart-Cruáil an tsaoil disse...

e numa tradução em regime igual ao do vale e Azevedo chamavam-se como?

estige é também uma ninfa além dum rio

ou uma banda de rocks

uma cascalheira ...

Cláudia da Silva Tomazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia da Silva Tomazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia da Silva Tomazi disse...

Pois lá promoveram dois satélites com dimensão de asteróide e a ciência lida com dimensão, especialmente neste caso.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...