terça-feira, 2 de julho de 2013

"Como conhecer o céu nocturno — O Céu de Verão"


NOVA PALESTRA DE GUILHERME DE ALMEIDA no Planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa

 No próxímo dia 18 de Julho (uma quinta-feira), pelas 21:30, Guilherme de Almeida fará uma palestra especialmente dedicada ao reconhecimento do céu de Verão e integrada na Astronomia no Verão 2013. É totalmente diferente das sessões habituais do Planetário. A entrada é livre e estão desde já todos(as) convidados(as) a comparecer.

 Admiram a beleza e imponência de um céu estrelado? Gostariam de aprender a reconhecer estrelas e constelações? Pensam que é muito difícil fazer essa aprendizagem? A palestra é prática e começa mesmo às 21:30. É feita a convite da Direcção do Planetário Gulbenkian.

RESUMO:

 Quem é que nunca desejou saber identificar uma estrela, ou reconhecer uma constelação no céu? Ou localizar a constelação cujo nome está associado ao seu signo pessoal (por exemplo: Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Aquário, etc.)? Contrariamente ao que possa parecer, estas identificações são simples e acessíveis desde que seja seguida a técnica própria, fácil de aprender. A curva de progressão desta aprendizagem é rápida. Veremos isso na prática.

 Na palestra de vertente prática serão abordadas algumas histórias e lendas sobre constelações, assim como a sistematização do céu ao longo dos tempos e algumas vantagens práticas associadas a esse conhecimento. As técnicas acima referidas serão mostradas e aplicadas no céu magnífico produzido pelo Planetário Gulbenkian, relativamente ao céu desta estação do ano. A palestra incluirá ainda diferentes métodos de orientação, assim como alguns conceitos úteis sobre o céu nocturno e a sua observação.

 Haverá oportunidade para que todos os interessados possam colocar perguntas ou esclarecer dúvidas.

A palestra é constituída por três partes:

1. Abordagem breve das técnicas e procedimentos, recomendações e métodos de identificação.

2. Aplicação prática do céu de Verão, com exemplificação dos métodos e procedimentos referidos, utilizando o magnífico céu que o Planetário permite reproduzir.

3. Se as condições meteorológicas o permitirem será feita uma visita guiada ao céu real, nas imediações da cúpula do Plantetário.

 Destinatários: todas as pessoas que sempre sonharam conhecer o céu nocturno e identificar estrelas e constelações com eficácia e segurança. Ou que desejam ampliar esses conhecimentos.

 Duração aproximada: 45-55 min.

 Local: o Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva fica em Belém, em frente do Centro Cultural de Belém. Há lugar para 330 pessoas confortavelmente sentadas. Anote na sua agenda.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...