terça-feira, 10 de janeiro de 2017

MÁRIO SOARES E OS JESUÍTAS


Caricatura de Rui Pimentel de Mário Soares publicada em O Jornal, de 8 de Março de 1991, p. 7. Mário Soares, Presidente da República é caricaturado como sósia de Pombal, vestido à maneira do século XVIII, ajoelhando-se perante um velho jesuíta. O caricaturista pretende  representar o Estado português a pedir perdão à Companhia de Jesus pelas perseguições antijesuíticas do passado. A ilustração foi motivada pela intervenção de Mário Soares no Congresso organizado pela Companhia de Jesus para comemorar mais um centenário do nascimento do seu fundador. O então Presidente da República Portuguesa fez um discurso apaziguador das velhas polémicas que confrontaram  republicanos e jesuítas, sublinhando que os republicanos do presente eram diferentes dos republicanos do passado, assim como os Jesuítas modernos tinham um postura diferente dos jesuítas desse passado.

O cartoon foi republicado na obra "Jesuítas. Construtorea da Globalização", José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, Edições CTT, 2016.

1 comentário:

  1. Ainda que hesitante, professor Carlos Fíolhais, porque se afasta do Povo?! Têm na sua vida alguns benefícios ou pretensões inconfessáveis?!

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.