quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

ABAIXO A POESIA!

Por Eugénio Lisboa
                                                Je m’en fous, moi, de la poesie.
                                                Paul Valéry
Estou-me marimbando para poetas
e para a poesia que os pariu:
escrevem coisas que só de profetas,
que pensam ver coisas que ninguém viu.

A poesia inventa metáforas,
que roçam o mais atrabiliário:
mistura a ciência com anáforas
e diz uma coisa e o seu contrário.

Estou-me marimbando prà poesia,
que não ajuda o conhecimento.
A maior parte dela faz-me azia

e não resolve nenhum tormento.
Coma a poesia quem dela gosta
e quem dela não espera resposta!
Eugénio Lisboa
Nota: Há mesmo dias em que não tenho pachorra para a poesia. Então, despejo o saco e atiro para todos os lados. Que diabo, nem só de poesia vive o homem. Escrever poemas como este tem a vantagem de me afastar de um número substancial de jovens poetas, com manuscrito na mão, a quererem saber “a minha opinião.”

Sem comentários:

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...