domingo, 1 de fevereiro de 2015

Carl Djerassi, inventor da pílula, faleceu aos 91 anos

Carl Djerassi, inventor da pílula, faleceu aos 91 anos.


Foi uma figura multifacetada que, depois de terminar uma longa e activa carreira científica, se reinventou como escritor e dramaturgo. Escreveu muitas peças, algumas abordando assuntos problemáticos, como Taboos, sobre sexo, reprodução e paternidade. Algumas das suas peças foram representadas em Portugal, como Oxigen e Calculus.

Esta última estreou pela companhia de teatro Marionet - Associação Cultural no Museu da Ciência. E com a presença do próprio Djerassi, que se deslocou de propósito para o efeito. Graças isso, tive o grande privilégio de conhecer uma grande figura do Séc. XX. Muito interessante e acutilante. Tinha recentemente publicado a sua segunda autobiografia  (in retrospect).

1 comentário:

Sérgio Rodrigues disse...

Uma vida em cheio! Descobriu a primeira pílula oral, quase sem dar conta da grande revolução que estava a permitir, segundo o próprio Djerassi conta em vários artigos. Publicou mais de mil artigos científicos, mantendo, segundo li, sempre uma grande acessibilidade e curiosidade científica e cultural. Nas notícials que vi não havia qualquer referência e esta personalidade ímpar que bem merecia ser mais conhecido do grande público.