quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SYRIZA — a raiz de um nome


É a língua grega na origem da língua portuguesa, e de muitas outras línguas europeias.
Por isso, e não só, se estuda o grego clássico: para conhecer melhor a nossa língua, para compreender a nossa cultura, para perceber as nossas RAIZES… para conhecer as raízes da filosofia, da matemática, da escultura, da arquitectura, da… da…  etc.
Quem continuará a compreender tudo isto, num país onde os estudos da cultura e da língua grega foram afastados das escolas?  Um pequeno grupo de elite…

Isaltina Martins, 12 de Fevereiro de 2015

4 comentários:

Cisfranco disse...

Gostei muito do seu post. Este conhecimento pouca gente o tem agora, quanto mais no futuro, se como diz, o estudo dessa língua clássica está afastado das escolas. E está na origem de tantas palavras da nossa língua. Então na área científica em geral e da medicina em particular nem se fala...

Cláudia da Silva Tomazi disse...

De facto senhora Isaltina Martins "syriza" - a raiz do nome e conceito; na Grécia é comum o nome Spyrus.

yodleri disse...

Quem é que estuda em Portugal o que quer que seja que não esteja enquadrado na elite dos que estudam grego? Escreveu um texto tão bom e dá-lhe um péssimo final. É revoluça? É BE?
O árabe está também na origem da nossa língua... essa nem sequer a "elite". Haja tolerância!!!

Anónimo disse...

Andava, precisamente, à procura desta explicação.Muito obrigada!
Infelizmente deixou de se ensinar o grego, o latim e a história vai pelo mesmo caminho. Não são poucas as escolas que dedicam apenas 90m desde o 5º ano a esta disciplina. Um povo que desconhece as raízes e cujo conhecimento se constrói a partir dos media é muito mais fácil de governar.

Ivone Melo

NO AUGE DA CRISE

Por A. Galopim de Carvalho Julgo ser evidente que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas...