Leio muitos livros mas os meus preferidos continuam a ser os ensaios sobre ciência. Eis a minha selecção dos melhores publicados recentemente entre nós, incluindo um juvenil (a ordem é, como de costume, alfabética pelo apelido de autor).
- Jorge Buescu, "Primos Gémeos, Triângulos Curvos e outras histórias de Matemática". Lisboa: Gradiva, 2014
Este é o quinto livro do autor na colecção ciência Aberta. Trata-se como os outros de uma reunião de crónicas sobre matemática que foram publicada antes na revista da Ordem dos Engenheiros ("Ingenium"). O Jorge, professor na Universidade de Lisboa, é muito bom a contar histórias, tornando a matemática mais difícil acessível a todos.
- Fernanda Madalena Costa e Maria Estela Jardim (coordenadoras), "100 anos de fotografia científica em Portugal (1839-1939). Imagens e instrumentos", Lisboa: Edições 70, 2014.
Muito bom contributo para a história da ciência em Portugal, este volume, necessariamente ilustrado (embora naturalmente a maior parte a preto e branco, só no fim há algumas a cores), descreve em vários textos o papel que a fotografia teve no desenvolvimento da ciência entre nós. Se a fotografia vem dos avanços da ciência e da técnica ela própria contribuiu decisivamente para a ciência e a técnica.
- Rui Costa Pinto, "Gago Coutinho. O último grande aventureiro português", Lisboa: Cronos, 2014.
O autor de uma recente tese de doutoramento sobre Gago Coutinho, apresenta aqui uma biografia entre o popular e o erudito do famoso almirante. Gago Coutinho foi não só o herói da primeira travessia de avião do Atlântico sul, mas também um geógrafo pioneiro com expedições em vários territórios do Império português.O prefácio é do Comandante Costa Canas.
- Steve Murrie e Matrhew Murrie, "Enquanto Dormes", Lisboa: Gradiva Junior, 2014
Livro muito colorido e com textos curtos destinado aos mais jovens. È incrível a quantidade de coisas do domínio da ciência que acontecem enquanto dormimos...
- António Piedade, "Íris Científica 2", Coimbra: Ed. do autor, 2014.
Colecção de crónicas sobre ciência publicadas pelo bioquímico António Piedade, um dos nossos mais talentosos divulgadores de ciência, na imprensa regional. É preciso pedir directamente ao autor (apiedade@ci.uc.pt), pois a edição é própria e é limitada. Prosa muito sugestiva, por vezes poética como na belíssima carta a Madame Curie.
- Sérgio Rodrigues, "Jardins de Cristais. Química e Literatura", Lisboa: Gradiva, 2014
Um químico da Universidade de Coimbra e divulgador de ciência explora a charneira muito rica entre literatura e a ciência química. Ficamos a saber que a química, embora por vezes invisível, está por todo o lado. O prefácio é do médico João Lobo Antunes.
- Edward O. Wilson, "Cartas a um jovem cientista", Lisboa: Clube do Autor, 2014
Wilson,, professor emérito de Harvard, "pai da sociobiologia" e um dos nomes de maior prestígio da ciência contemporânea (autor, entre outros, de "Consiliência") escreve aqui aos jovens cientistas, explicando o que é a ciência e convidando-nos a permanecer ou a entrar nela.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
UM CRIME OITOCENTISTA
Artigo meu num recente JL: Um dos crimes mais famosos do século XIX português foi o envenenamento de três crianças, com origem na ingestão ...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
«Na casa defronte de mim e dos meus sonhos» é o primeiro verso do poema de Álvaro de Campos objecto de questionamento na prova de Exame de P...
1 comentário:
Obrigado pelas sugestões!
Enviar um comentário