Camadas de calcário do Cretácico na Avenida Calouste Gulbenkian |
Os bioclastos são partículas resultantes da fragmentação e pulverização de conchas de moluscos e de outros restos esqueléticos, inicialmente de aragonite (um carbonato de cálcio instável), cujas dimensões variam entre as dos seixos e as das argilas, passando pelas das areias.
Grãos revestidos |
Compreendem, ainda, oncólitos (do grego onkos, tumor), maiores e mais irregulares do que a generalidade dos pisólitos, são nódulos milimétricos a centimétricos, geralmente de origem microbiana e algal, e pelóides, representados por pequeníssimos corpos carbonatados, no geral de origem fecal.
Da diagénese das rochas carbonatadas, além da compactação inerente ao processo de acumulação de sedimentos, têm importância a dissolução, a cimentação, a recristalização e a metassomatose ou epigenia.
Numa primeira fase da diagénese, a compressão reduz o volume do depósito (por diminuição da respectiva espessura) e perda de água, como acontece nos depósitos terrígenos. Por exemplo, um depósito de micrite chega a reduzir o seu valor a metade, sob a pressão de 100 m de sedimentos. Assim, numa sequência de camadas de calcário, os mais finos e compactos representam valores de espessura muito inferiores aos das vasas que lhes deram origem. Nestes calcários, as conchas côncavo-convexas de ostracodos, bivalves, gastrópodes e braquiópodes encontram-se esmagadas a menos que tenham sido, logo de início, preenchidas por sedimentos.
Estilólitos em calcário numa cantaria (foto de Carlos Marques da Silva) |
Tornadas visíveis pela presença de “impurezas” (argilas, óxidos de ferro, matéria orgânica, etc.) que permanecem como resíduos insolúveis, estas superfícies de contacto, irregulares, com indentações mútuas, confundem-se, por vezes, com juntas de estratificação. Em muitos casos, o volume de rocha consumida testemunhada por um contacto estilolítico pode corresponder à desaparição de um quarto do volume original.
Fenestrae em calcário |
Um outro aspecto ligado à dissolução no seio dos calcários é a abertura de espaçamentos alongados, de contornos irregulares, paralelamente à laminação designados por fenestrae.
(Continua)
A. Galopim de Carvalho
Sem comentários:
Enviar um comentário