terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Efemérides científicas de 22 de Janeiro

Informação de Adriano Simões da Silva (Biblioteca Municipal do Porto):

22 de janeiro de 1814 – D. Maria Isabel Van-Zeller recebe, por ter introduzido em Portugal a vacina de Jenner e, pelas suas próprias mãos, imunizado cerca de 14 mil pessoas contra a terrível peste da varíola, recebe a medalha de ouro da Academia Real das Ciências e o prémio de 30$000 reis em livros (“O Tripeiro”, jan.1953), efem.). PD.

22 de janeiro de 1968 – Apolo 5 foi o lançamento do Modelo Lunar Apolo (ML-1), semelhante a uma aranha, para o projeto Apolo da NASA. Ciência. 


22 de janeiro de 1992 – Morre o matemático Luís de Albuquerque, também professor de engenharia geográfica e mais conhecido pelos trabalhos sobre os Descobrimentos portugueses. Matemática. Ciência.

1 comentário:

Anónimo disse...

Depende da ciência e do jornalista!
Por exemplo, se o jornalista não tiver uma formação sólida de base em física nuclear, e começar a papaguear sobre o bosão de Higgs, fará duas tristes figuras: uma como jornalista e outra como cientista! Já se dissertar sobre o BIG BANG, uma teoria cosmológica facilmente apropriável pelo aluno médio das nossas escolas EB 1,2,3 + S, poderá fazer uma figuraça!

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...