quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

"Classica Digitalia". Novidades editoriais

Informação chegada ao De Rerum Natura.

Os Classica Digitalia têm o gosto de anunciar duas novas publicações, com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra e Annablume (São Paulo).

Todos os volumes dos Classica Digitalia são editados em formato tradicional de papel e também na biblioteca digital, em acesso aberto.

Além do usual circuito de distribuição da IUC, a versão impressa das novas publicações encontra-se disponível em todas as lojas Amazon.

NOVIDADES EDITORIAIS

Série “Humanitas Supplementum" [Estudos]

- Christian Werner, Memórias da Guerra de Troia: a performance do passado épico na Odisseia de Homero (Coimbra e São Paulo, Imprensa da Universidade de Coimbra e Annablume, 2018). 242 p.
[O enfoque deste livro é a forma como as personagens do poema falam do passado, em particular, de um passado significativo para muitas delas, a Guerra de Troia. Falar do passado em um poema homérico implica algumas noções-chave exploradas neste livro: tradição, memória, fama (kleos) e gêneros de discurso. O principal aspecto ligado a todas essas noções é a performance discursiva do falante que constrói o passado para seu interlocutor: o aqui e agora implicado na performance diminui a distância entre passado e presente de uma forma algo homóloga à própria performance do rapsodo que apresentava os poemas homéricos diante de uma plateia na Grécia Arcaica e Clássica.]
Série “Autores Gregos e Latinos" [Textos]

- Ana Alexandra Alves de Sousa (coord.): Hipócrates. Juramento; Dos fetos de oito meses; Das mulheres inférteis; Das doenças das jovens; Da superfetação; Da fetotomia. Tradução do grego, introdução e comentário (Coimbra e Sao Paulo, IUC e Annablume, 2018). 158 p.
[O presente volume contém a tradução, com uma breve introdução, de cinco tratados hipocráticos de temática ginecológica. Acompanham a tradução notas botânicas e médicas, atualizadas, da autoria de especialistas nas respetivas matérias. Os temas dos tratados são os fetos e a infertilidade das mulheres. A propósito daqueles fala-se de partos difíceis e de nados mortos; e sobre a infertilidade referem-se processos para detetar uma gravidez e descrevem-se procedimentos para promover a fecundação e limpar a matriz em caso de aborto.]

Sem comentários:

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...