quarta-feira, 19 de abril de 2023

A INESQUECIDA COMPANHEIRA

À memória da Maria Antonieta

Foi há muito, em tarde de domingo,
num restaurante grego, afastado, 
que te vi, qual elegante flamingo,
para mim, discretamente pousado. 

Eras bonita, atenta, discreta,
falavas pouco, mas com muito acerto,
tinhas uma dignidade quieta,
deixaste, ali, meu coração desperto!

Eras morena, certa, sossegada,
amiga de ler, sem ostentação.
Pensei que, se me fosses tu doada,

não mais esqueceria a doação.
Foste minha invulgar companheira,
hás de sê-lo até eu ser poeira!

Eugénio Lisboa

7 comentários:

Anónimo disse...

De facto, o flamingo é magrinho, mas não sei se é elegante.

Anónimo disse...

Mostra-me como comentas, mostrar-te-ei quem és..

Anónimo disse...

Estou em concordância com o comentador anterior. Referindo-me ao comentador do dia 19, às 23.45, diria que tal comentário, tal comentador. Um idiota que se mire ao espelho não consegue ver lá a imagem de um homem inteligente: as leis da óptica não deixam.

Bocage disse...

Correto.

Anónimo disse...

Dr. Eugénio, excelente poema.

Anónimo disse...

Comentar um poema daquela natureza, como o faz o anónimo do dia 19 de Abril, com gracinhas, indicia mau gosto, mau carácter ou, simplesmente, tontice. Desta, andam as redes sociais cheias, infelizmente.

Anónimo disse...

É tudo isso. Obrigada pelo seu comentário..

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...