segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

UM CIENTISTA ENTRE ARTISTAS: Ciência às Seis (on-line)

 Informação recebida do Rómulo:



Na próxima terça-feira, dia 25 de Janeiro às 18h, realiza-se via plataforma Zoom, a palestra intitulada "Francisco Nazareth: um cientista entre artistas" com Gilberto Pereira, conservador da colecção de instrumentos científicos do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. 

Sessão inserida no ciclo de divulgação científica "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição. 


 Resumo da Palestra: 

 Nesta apresentação iremos debruçar-nos sobre a vida e a obra de Francisco Martins de Sousa Nazareth (1889 - 1971), professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra, que, após realizar um estágio com Madame Curie, se tornou um dos pioneiros na detecção de partículas ionizadas em Portugal e que privou com Almada Negreiros e Fernando Pessoa, tendo ficado imortalizado num quadro do café “A Brasileira” do Chiado, em Lisboa. Breve biografia do Orador: 

 Biografia do Palestrante:

Gilberto Pereira é licenciado em Química Industrial, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e mestrado em Química Aplicada ao Património Cultural pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Encontra-se actualmente na Universidade de Coimbra (UC) a desenvolver a sua tese de doutoramento em História da Ciência com o tema “A investigação científica no Laboratório de Física da Universidade de Coimbra, entre 1911 e 1972”. Trabalha no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (desde 2002), sendo o conservador da colecção de instrumentos científicos. 

Os vídeos das sessões anteriores do ciclo (e outros) estão disponíveis no Canal YouTube RÓMULO - 

Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
Departamento de Física da FCTUC Rua Larga 3004-516 Coimbra Telefone: 239 410 699 E-mail Geral: ccvromulocarvalho@gmail.com 

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...