sábado, 16 de outubro de 2021

"Einstein e Lenine em Moscovo”



 Realiza-se na terça-feira, dia 19 de Outubro de 2021, pelas 18 horas, a apresentação do livro “Einstein e Lenine em Moscovo”, publicada pela editora Parsifal e da autoria de Boris Hessen, com introdução, selecção de textos e tradução do físico Rui Borges. . A apresentação, inserida no ciclo em curso “Ciência às Seis! (temporada 6)”, será feita pelo físico Carlos Fiolhais que vai apresentar a obra O evento será presencial, regressando assim o CIÊNCIA ÀS SEIS às sessões ao vivo, respeitando as normas sanitárias em b vigor. Haverá transmissão online para o público interessado, que não possa estar presente.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no Site e no Facebook.

Resumo da obra:

A chegada de Estaline ao poder deixou uma marca indelével na cultura e na ciência russas. A música, a literatura, as belas-artes tiveram de se conformar aos ditames do realismo socialista e as ciências sociais transformaram-se num permanente canto de louvores ao secretário-geral. As ciências agrárias, sob a direção de Trofim Lysenko, conduziram a genética à marginalidade e a agricultura ao desastre. Um dos campos científicos que resistiu, e até prosperou, foi a física, que alcançou prestígio internacional através de cientistas como Igor Tamm ou Lev Landau.


Boris Hessen assume um papel muito decisivo neste processo. Contrariando aqueles que atacavam os trabalhos de Einstein ou de Schrödinger como «ciência burguesa» ou «idealismo», empenha-se na defesa da teoria da relatividade e da mecânica quântica, rejeitando qualquer tentativa de apreciar as novas teorias físicas com base nas convicções políticas ou filosóficas dos seus autores.

Os escritos de Hessen  apresentados no livro dão um testemunho precioso do trabalho de um dos mais notáveis e influentes pensadores da era soviética.

Os textos foram seleccionados e traduzidos do russo por Rui Borges e são precedidos de uma introdução sobre a época e o trabalho de Boris Hessen.

 

Biografia do autor e do coordenador da obra:

Boris Hessen nasceu em 1883, em Elisavetgrad, Ucrânia. Notabilizou-se pelo seu trabalho nas áreas  da história e da filosofia da ciência. Militante comunista, foi uma das primeiras vítimas do terror estalinista, tendo sido preso e executado em 1936. 

Rui Borges nasceu em 1973. Físico de formação, trabalhou como docente e investigador na Irlanda, Reino Unido, Brasil e Portugal. Em 2015 publicou Boris Hessen – O Cientista Subversivo, com uma tradução do texto de Hessen «As Raízes Sociais e Económicas dos Principia de Newton».


Para mais informações:

 

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Romuloccvuc

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...