domingo, 2 de janeiro de 2022

AS 10 DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DO ANO DE 2021 SEGUNDO A SCIENCES ET AVENIR


Respigo este top 10 da revista francesa, que mostra que a ciência «não-COVID»  acabou o ano coroada de êxitos. Para mim o maior feito foi o n.º 4, relativo ao uso da IA na biologia molecular, que não por acaso foi também distinguido pela Science

1- As pinturas mais antigas estão na Indonésia
Um salto no tempo e também no espaço: é na Ásia e não na Europa que temos de situar o nascimento da arte paleolítica. Mas esta pode ainda ser mais antiga e encontrar-se no continente africano.

2- Encontrou-se matéria escondida!
Uma parte da matéria vulgar permanecia inalcançável desde há décadas. Uma equipa de investigadores conseguiu encontrá-la, sob a forma gasosa, no seio dos filamentos galácticos do nosso Universo.

3- O berço dos cavalos domesticados foi identificado
A maior análise genética jamais feita sobre os equídeos permitiu estabelecer que a domesticação dos primeiros antepassados dos nossos cavalos modernos foi feita no norte do Cáucaso há cerca de 4200 anos.

4- O enrolamento das proteínas resolvido com IA
A Inteligência Artificial será o Santo Graal da biologia? É o que sugere o resultado espectacular do Aplhafold, o algoritmo da Deepmind que prevê a forma das proteínas. Pode ser uma revolução na concepção de novos medicamentos.

5- A optogenética dá vista a um cego
Um tratamento inovador levado a cabo por uma equipa francesa conseguiu sensibilizir para a luz certas células da retina. É yua estreia mundial.

6- Primeiro enxerto bem sucedido do porco num ser humano
O rim de um animal não foi rejeitado pelo corpo de um paciente e funcionado sem anomalias. Este ensaio experimental oferece novas esperanças face à falta de enxertos humanos.

7- O interior de Marte revelado até ao cerne
É graças a um sismómetro de construção francesa  que a estrutura interna do Planeta Vermelho começa a ser conhecida.

8. Duas partículas abalam a física fundamental
Experiências levadas a cabo com o muão e o mesão B revelaram anomalias incompatíveis com o modelo padrão que descreve o comportamento de particula elementares. Os físicos estão entusiasmados.

9- A família dos buracos negros completa-se
Um buraco negro de massa intermédia foi finalmente observado, É uma proeza pois esses objectos estão demasiado isolados para poderem absorver suficiente matéria e tornar-se asism visiveis.

10- O ADN está mais velho
Dois investigadores conseguiram analisar molares de mamutes contendo ADN mitocondrial com 1,2 milhões de anos. É um record de datação com ADN.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...