domingo, 8 de março de 2015

POR QUE ENGORDAMOS?


 Convite recebido do Rómulo em Coimbra:

 Na próxima 2ª feira, 9 de Março de 2015, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, uma palestra intitulada "Por que engordamos?" pela nutricionista Ana Carvalhas, que será apresentada por Luiz Miguel Santiago.

ENTRADA LIVRE


RESUMO

Tim Noakes, professor da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, autor do livro "The real meal revolution", está a conseguir mudar o paradigma da alimentação que resultou das orientações alimentares implementadas nos Estados Unidos da América  no final da década de 70, seguidas também noutros países.  O Prof. Noakes afirma nessa obra:

"Em 1977, o governo dos Estados Unidos publicou as orientações dietéticas e um conjunto de directrizes que defendiam uma dieta rica em carboidratos e pobre em gordura, exactamente o oposto da alimentação que temos vindo a seguir desde o tempo dos primeiros hominídeos. Segundo estas directivas, devemos comer seis a onze porções de fornecedores de carboidratos por dia e o açúcar é excelente para adicionar a tudo. Esta dieta foi adoptada na maior parte do mundo ocidental e uma infinidade de produtos magros chegaram às prateleiras dos supermercados. O efeito destas orientações americanas foi desastroso para a nossa saúde. Desde o início de 1980 a incidência de obesidade e diabetes tem aumentado a um ritmo galopante." 

As orientações alimentares vão, portanto, ter de mudar. Conheça o novo paradigma da alimentação defendido pelo Prof. Tim Noakes, que será fundamental para a prevenção da diabetes tipo 2 e de doenças cardiovascularesentre outras. Conheça também quais são os factos nutricionais e clínicos que sustentam a necessária  mudança.

Sobre a palestrante:

Ana Margarida da Silva Dias Branco Carvalhas, nutricionista licenciada na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 1991, Inscrita na Ordem dos Nutricionistas, exerce a sua actividade profissional no centro de Saúde de Eiras do ACES Baixo Mondego. Trabalhou em duas das maiores multinacionais da alimentação, Nestlé e McDonald’s e integra, desde 2004, o Departamento Médico do Futebol profissional da Académica de Coimbra (AAC-OAF). É consultora nas áreas da nutrição e alimentação da Fundação Portuguesa de Cardiologia. É autora do livro “Emagrecer é…” (Gradiva, 2010) e do blogue sobre alimentos, nutrição, saúde e longevidade “Comer bem até aos 100”, on-line desde 2007. 

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...