segunda-feira, 23 de março de 2015

Carl Djerassi comissiona peça a companhia de teatro de Coimbra

Informação recebida da companhia de teatro marionet de Coimbra:

O cientista e escritor Carl Djerassi, recentemente falecido, comissionou à marionet a produção em Portugal da sua peça “EGO”, que será estreada no dia 8 de Abril, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

Djerassi tornou-se uma personalidade influente no mundo da ciência pelo papel fundamental que teve na invenção da pílula anti-concepcional feminina nos anos 60 do século XX, tendo-se dedicado nos últimos anos à escrita de ficção e peças teatrais.

Uma dessas peças, Cálculo, que retrata a disputa entre Isaac Newton e Gottfried Leibniz, sobre quem primeiro inventara o cálculo (equações diferenciais e integrais), foi também já levada à cena pela marionet, em 2011, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. O livro “Cálculo”, de Carl Djerassi, foi simultaneamente lançado em Portugal, numa edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, podendo contar com uma sessão de autógrafos com o autor.

O texto de “Ego”, a primeira peça de Djerassi considerada “não-científica”, teve como base a obra “Marx Deceased”, do próprio Djerassi, e foi traduzido para língua portuguesa por Mário Montenegro, o director da companhia marionet. A peça trata a forma como um escritor, Stephen Marx, fingiu a sua própria morte de modo a poder observar a reacção e crítica de leitores e críticos, e teve como inspiração, assumida por Carl Djerassi, Fernando Pessoa e os seus heterónimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.