NOVIDADES EDITORIAIS
Série “Humanitas - Supplementum” [estudos]
- Carlota Miranda Urbano & Margarida Miranda (Coords.), Textos Fundamentais da Companhia de Jesus: Pedagogia e Historiografia (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024). 205 p.
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2641-3
[Este livro resultou de um Seminário de Estudos Jesuíticos, Textos Fundamentais da Companhia de Jesus, desenvolvido pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, em dois módulos: ‘Na pena do fundador’ e ‘Pedagogia e Historiografia’. O seu arco temporal abrange desde o estudo de textos fundadores como o livrinho dos Exercícios Espirituais ou a Autobiografia, até ao de um texto inédito que documenta a expulsão da Companhia de Jesus de Portugal, passando pelo estudo de fontes que esclarecem a sua implantação em Portugal e o caráter pioneiro do Colégio de Coimbra, bem como dos seus livros de ensino que se estenderam a toda a rede escolar internacional jesuítica. Este livro oferece a oportunidade de revisitar alguns dos textos fundamentais sobre os quais se ergueu o edifício da Companhia de Jesus, protagonista essencial do Humanismo Renascentista. Os Jesuítas viveram em primeira pessoa não só esse movimento cultural, político, científico, filosófico, social, espiritual e social que moldou a Europa do Norte e do Sul, como também o intercâmbio de influências culturais resultante do encontro entre os cinco continentes.]
Série “Mundos e Fundos" (Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais)
- Soterraña Aguirre Rincón (ed. crit.), Philippe Rogier (c.1560-1596). Domine, Dominus noster. Motete a 12 (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024). 130 p.
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2584-3
[El estudio se centra en el motete policoral a 12 voces “Domine Dominus noster” de Philippe Rogier (Arras?, ca. 1560-Madrid, 1596), el último maestro de capilla de Felipe II. Obra que se suponía perdida aunque identificada en el “Index” de João IV. Esta investigación contextualiza la composición dentro del repertorio latino y policoral del maestro; estudia la fuente que lo contiene para comprender el valor y el uso que pudo darse a la pieza en el lugar donde se conserva, el Archivo de Música de la Catedral de Valladolid, y, finalmente, propone una edición crítica de la misma.]
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