quinta-feira, 26 de maio de 2022

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

 
Os Classica Digitalia têm o gosto de anunciar 2 novas publicações com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os volumes dos Classica Digitalia são editados em formato tradicional de papel e também na biblioteca digital, em Acesso Aberto.

 
NOVIDADES EDITORIAIS


Série “Autores Gregos e Latinos” [textos]

- Maria de Fátima Silva, Pausânias. Descrição da Grécia. Livro II. Introdução, tradução do grego e notas (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022). 236 p.

DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2271-2

[Pausânias é o nosso único testemunho de literatura periegética e o autor de um relato precioso sobre a Grécia da época de ocupação romana (séc. II d.C.). A sua descrição é a de alguém que viajou e sintetiza o que ‘viu’, com um olhar que não é só o de um turista curioso, mas de um intelectual que dispõe de uma sólida formação cultural e de uma informação ampla, em resultado de uma recolha criteriosa de todo o tipo de fontes, orais e escritas. Para com Pausânias mantemos em aberto uma enorme dívida: a de ter salvado um lastro de monumentos, de acontecimentos históricos, de figuras e de tradições que, sem ele, se teriam em definitivo apagado da memória dos homens.]

Série “Portugaliae Monumenta Neolatina” [texto latino, tradução e comentário]


 - Maria da Conceição Camps, Mário Santiago de Carvalho & Sebastião Pinho, O Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense: Tomo IV: De Anima. Parte I [Manuel de Góis]. Fixação do texto latino, introdução, tradução, notas (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022) 722 p.

DOI:  https://doi.org/10.14195/978-989-26-2217-0  

[Este volume inclui o comentário aos Livros I e II da obra aristotélica Acerca da Alma (Peri Psychés/De Anima).]

 

Sem comentários:

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...