Outro artigo com co-autoria minha na revista História da Ciência e Ensino da PUC-SP (Brasil):
Os primórdios do ensino de História da Ciência
na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra
Gilberto Pereira
Décio Martins
Carlos Fiolhais
Resumo
A criação, em 1961, de um Centro de Estudos de Cartografia Antiga, anexo à Faculdade de Ciências e à
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi um importante factor que conduziu à introdução na
Universidade de Coimbra do ensino da História da Ciência, em particular da História da Ciência
Portuguesa. Armando Cortesão, que liderava esse grupo de investigação, ministrou, desde o ano lectivo
de 1961/62 até pelo menos 1975, um curso livre sobre história da cartografia. Foi a convite de Armando
Cortesão que, em 1962, Reyer Hooykaas, professor de História da Ciência da Universidade Livre de
Amesterdão, chegou a Coimbra para proferir duas palestras que, nas palavras de Luís de Albuquerque, o
professor de Matemática de Coimbra que se notabilizou na História dos Descobrimentos, foram
“memoráveis”. Hooykaas considerava que todo o cientista, pelo menos de um modo geral, deveria
conhecer a história do desenvolvimento da sua própria ciência, “os seus avanços, conquistas e recuos”.
Em 1963 e 1964 Hooykaas leccionou um curso livre intitulado “Introdução à História da Ciência”, que
descreveu os feitos científico-técnicos alcançados pelos portugueses ao longo da expansão marítima
iniciada no século XV. A reforma do ensino de 1964-65 introduziu oficialmente o ensino da História da
Ciência na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Tornava-se nessa altura evidente a
necessidade desta disciplina para formar cientistas e professores.
Palavras-chave: Universidade de Coimbra; Reyer Hooykaas; Armando Cortesão; Luís Albuquerque.
Abstract
The creation in 1960 of a Center for Ancient Cartography Studies associated with the Faculty of Sciences
and the Faculty of Arts and Humanities, was a key factor which led to the modern introduction of the
teaching of History of Sciences at the University of Coimbra, in particular History of Science in Portugal.
Armando Cortesão, who was the head of this research group, was responsible for teaching a free course
on ancient cartography every year (a course he taught since the school year of 1961/62 at least until 1975).
Reyer Hooykaas, professor of History of Science at the Free University of Amsterdam, arrived in Coimbra
in 1962 at the invitation of Armando Cortesão, to deliver two lectures that, in the words of Luís de
Albuquerque, professor of Mathematics in Coimbra who became famous in the History of Portuguese
Discoveries, were "memorable". Hooykaas considered that every scientist, at least in general, should know
the history of the development of his own science, "its hopes, conquests and recoils". In 1963, 1964 and
1967, Hooykaas started teaching a free course entitled “Introduction to the History of Science”, where he
described the scientific and technical achievements of the Portuguese during the maritime expansion which
started in the 15th century. The teaching reform of 1964-65 introduced officially the teaching of the History
of Science in the Faculty of Sciences of the University of Coimbra. By then it was clear the need for this
new discipline to form scientists and teachers.
Keywords: University of Coimbra; Reyer Hooykaas, Armando Cortesão; Luís Albuquerque.
Texto completo tm pdf: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44904/30818
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
CARTA A UM JOVEM DECENTE
Face ao que diz ser a «normalização da indecência», a jornalista Mafalda Anjos publicou um livro com o título: Carta a um jovem decente . N...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
Sem comentários:
Enviar um comentário