quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

COMUNICAR CIÊNCIA - COLÓQUIO



No próximo dia 22 de janeiro de 2020, pelas 15.00, no Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)/Coimbra Engineering Academy irá promover o Colóquio subordinado ao tema “Comunicar Ciência”, que contará com a presença do professor de jornalismo António Granado, da comunicadora e gestora de ciência Joana Lobo Antunes e da astrobióloga Zita Martins. Outras personalidades do jornalismo e comunicação de ciência portuguesas já indicaram a sua presença, pelo que a organização antecipa um colóquio muito participado e profícuo, que poderá constituir-se com um dos principais acontecimentos em Portugal nesta área do ano que agora começa.
A participação de todos os cidadãos interessados é livre mas, para obtenção de certificado de presença deverá ser efectuada uma INSCRIÇÃO cujo formulário está disponível na página da internet do ISEC.

Sinopse
Vivemos num mundo globalizado pautado pela ciência e pela tecnologia como forças motrizes do desenvolvimento, do conhecimento e bem-estar. Contudo, existe um fosso muito grande entre o conhecimento detido pelos cientistas e engenheiros, altamente especializado e desenvolvido, por um lado, e o conhecimento científico ou até a perceção dele, que a esmagadora maioria da população possui.
De facto, a literacia científica continua a ser vestigial na sociedade portuguesa. Entre as várias consequências negativas que este fosso provoca nos cidadãos, está a sua opinião pouco informada sobre assuntos e problemáticas actuais (e.g., como as alterações climáticas ou a exploração do lítio), o que enferma a sua liberdade e participação democrática.
A falta de uma sólida cultura científica diminui a liberdade democrática e potencia uma crescente expansão de pseudociências que, em alguns casos preocupantes, põem em risco a própria saúde da população (como é o caso dos movimentos anti vacinação, ou o alastrar desinformado de terapias alternativas sem fundamento científico). Daqui decorre a urgente implementação de práticas efectivas de comunicação de ciência para estabelecer pontes de conhecimento entre os cientistas e engenheiros e a população em geral.
O jornalismo de ciência e tecnologia desempenha um papel muito importante para este empreendimento. António Granado terá como ponto de partida a constatação de que o papel dos media na comunicação de ciência tem vindo a ser alterado com as enormes transformações que a Internet trouxe ao espaço público. Com a terceira década do século XXI faz sentido continuar a contar com os jornalistas para o papel de intermediários entre cientistas e público? Que alternativas têm as universidades e os centros de investigação para fazer chegar o seu trabalho até à sociedade que os financia?
A actividade junto da sociedade de gabinetes de comunicação de ciência nas instituições de ensino superior também é de importância crucial. Neste contexto, Joana Lobo Antunes explicará a importância da profissionalização da comunicação de ciência e do impacto positivo do investimento em gabinetes de comunicação de ciência em unidades de investigação e faculdades.
Mas não pode haver jornalismo nem comunicação de ciência sem cientistas que façam ciência. A representá-los, teremos presente a cientista Zita Martins, que considera a comunicação da ciência fundamental para divulgar o trabalho dos investigadores para toda a sociedade. Isto pode ser feito de várias formas com a ida de cientistas a escolas de forma a comunicar com os alunos e informando os professores; com a interacção dos cientistas com os meios de comunicação social e dando palestras públicas; e finalmente participando activamente nas redes sociais (blogs, twitter, Facebook, etc.).
Estes são genericamente os três pontos de partida para este colóquio que o ISEC/Coimbra Engineering Academy promove e oferece à sociedade.

A moderação do colóquio estará a cargo do comunicador de ciência António Piedade.


Breves notas biográficas do painel

Joana Lobo Antunes
Joana Lobo Antunes é comunicadora de ciência, presidente da rede SciCom PT, actualmente Directora de Comunicação no Instituto Superior Técnico e docente no Mestrado em Comunicação de Ciência da FCSH Universidade Nova de Lisboa. Foi responsável pelo Gabinete de Comunicação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica ITQB NOVA, directora do Centro Ciência Viva de Sintra e investigadora pós doc em Promoção e Administração de Ciência e Tecnologia na FCSH e ITQB NOVA.

António Granado
António Granado é professor universitário na NOVA FCSH onde coordena o mestrado em Jornalismo e co-coordena o mestrado em Comunicação de Ciência. Foi jornalista profissional durante 25 anos, tendo-se especializado na área do jornalismo de ciência. Fez a maior parte da sua carreira no jornal Público, onde foi, para além de jornalista, editor de ciência, sub-director, chefe de redacção e editor do Publico.pt. Entre Setembro de 2010 e Março de 2014, foi editor multimédia na RTP.

Zita Martins
Zita Martins é Astrobióloga, Professora Associada no Instituto Superior Técnico (IST), e Co-Diretora do Programa MIT-Portugal. Foi Cientista Convidada da NASA Goddard (2005 e 2006), e Professora Convidada na Universidade Nice-Sophia Antipolis (França) (2012). Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de Libras. Foi University Research Fellow (URF) da Royal Society no Imperial College em Londres de 2009 a 2017. Faz ativamente comunicação de Ciência, tendo dado mais de 100 entrevistas sobre Ciência nos meios de comunicação social internacional e foi selecionada pelo canal de TV BBC como Expert Scientist Women. O seu retrato foi pintado para a exposição da Royal Society sobre mulheres de sucesso em Ciência, e encontra-se agora de forma permanente na sede da Royal Society em Londres. Em 2015 foi selecionada como um dos 11 “Portugueses fora do tempo” pelo Jornal Público, em 2016 foi selecionada como uma das “Mulheres na Ciência” pela Ciência Viva, e em 2018 foi uma das 10 mulheres portuguesas a receber um Barbie Award2018 da Mattel no dia Internacional da Rapariga por ser considerada uma inspiração para as novas gerações de raparigas. Zita Martins foi condecorada em 2015 por Sua Excelência o Presidente da República de Portugal com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Sem comentários:

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...