quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Novidades dos Classica Digitalia. “Autores Gregos e Latinos”

Os Classica Digitalia têm o gosto de anunciar duas novas publicações com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. 

Todos os volumes dos Classica Digitalia são editados em formato tradicional de papel e também na biblioteca digital, em acesso aberto. 

Série “Autores Gregos e Latinos” [textos]

- Carlos A. Martins de Jesus: Antologia grega. Epitáfios (Livro VII). Tradução do grego, introdução e comentário (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019). 302 p.
[O livro VII da Antologia Grega reúne um total de 748 epigramas que, salvo algumas exceções, respondem à categorização de epitáfios. Planudes copiou 582 destes epigramas, onze dos quais ausentes da tradição palatina, não sendo claro o critério que levou à exclusão dos outros 179 presentes em P. Dialógico ou não, desde as suas origens o epitáfio encena, implicitamente que seja, uma relação efémera entre o defunto celebrado e outro indivíduo que o lê. Trata-se de imortalizar, de garantir que o primeiro mantém, por via da memória (mnema), uma relação com o mundo dos vivos, conseguida no momento em que o seu nome é pronunciado pelo transeunte que o lê na lápide.]

- Rui Morais & Andreia Arezes, Minoicos: os guardiães da primeira civilização europeia (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020). 119 p. [Manual de apoio à iniciação ao estudo da Civilização Minoica.]

1 comentário:

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.