sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

EVENTO CIENTÍFICO DO ANO E MEU DESEJO PARA 2017 NO JORNAL I


Acontecimento científico do ano

O evento científico do ano teve a sua origem há 1,3 mil milhões de anos com o choque de dois enormes buracos negros. Foi a descoberta das ondas gravitacionais, propagação de abalos no espaço-tempo que tinha sido prevista por Einstein há cem anos. Não é apenas mais um sucesso de Einstein, é um triunfo de tecnologia muito delicada e, principalmente, a abertura de uma nova janela para o cosmos. Até agora só víamos o céu, agora passámos também a “ouvi-lo”. Vamos saber mais sobre os buracos negros e sobre o Big Bang.

Desejo para 2017

Que a geração brilhante de investigadores portugueses que formámos nas últimas duas décadas encontre emprego científico em Portugal, designadamente nas universidades e politécnicos (que precisam de urgente renovação), e nas empresas (que precisam de visão e modernização). Temos de dar futuro a essa geração do conhecimento porque o futuro do país passa em, grande medida, pelo futuro deles.

Carlos Fiolhais

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.