Podemos fazer muita coisa para ajudar a Educação (...). Eu tenho colaborado com gente que está claramente com o objetivo de ajudar a melhorar a alfabetização (...) temos de ajudar e não ter medo de agir.
Insisto na expressão ‘medo de agir’. Não é fácil agir quando pensamos que existe uma espécie de doutrina sobre o ensino da leitura e da escrita que, não tendo a menor fundamentação científica, foi aceita pelo Ministério e agora é doutrina oficial. E muita gente tem medo de ir contra o que é oficial, contra a autoridade.
Ora a única autoridade que temos de respeitar é o que pensamos depois de termos analisado tudo muito bem, incluindo o que a ciência tem mostrado.
Tenho criticado muito os documentos do Ministério com orientação pedagógica para os professores porque me parece que neles há um desconhecimento total da ciência. Na Universidade, vejo gente disposta a dizer coisas na direção de mudar a educação, mas que às vezes tem um certo medo de agir, e isso é compreensível. A pressão da ideologia oficial é muito forte! Não podemos aceitar essa pressão porque todas as ideias podem ser discutidas e devem ser discutidas. E se quisermos melhorar a Educação devemos criar liberdade para a discussão destas ideias (...).
Volto aos documentos do Ministério. Se eles citassem e discutissem corretamente os argumentos estaria tudo bem, mas a malandrice é que eles ou ignoram completamente os trabalhos da Ciência da Leitura, ou os deturpam.
Ainda assim, acredito que a questão da Educação ainda vai dar certo.
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
CONTRA A IMPOSIÇÃO DA IDEOLOGIA OFICIAL, DISCUTAMOS IDEIAS
Extracto de uma entrevista feita por Thiago da Motta Sampaio a José Morais, psicólogo que se dedica ao estudo da aprendizagem escolar, sobretudo da leitura e da escrita, professor emérito da Universidade Livre de Bruxelas. José Morais é um nome maior da investigação internacional em Educação e do pensamento educativo, que tem necessariamente de ser informado e livre. Os dez anos que passaram sobre a entrevista não lhe retiraram actualidade, bem pelo contrário.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
CONTRA A IMPOSIÇÃO DA IDEOLOGIA OFICIAL, DISCUTAMOS IDEIAS
Extracto de uma entrevista feita por Thiago da Motta Sampaio a José Morais, psicólogo que se dedica ao estudo da aprendizagem escolar, sobre...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
-
Depoimento de Verão que dei ao Correio da Manhã: No Verão do ano passado, viajei, com amigos, num veleiro pelos mares do Sul da Turquia. ...
Sem comentários:
Enviar um comentário