quinta-feira, 1 de agosto de 2019

A MINHA LISTA DE LIVROS PARA FÉRIAS


Dos livros mais recentes saídos em Portugal, selecciono cerca de uma dúzia que recomendo como leitura de férias, procurando misturar ensaio (ciência e não só) com ficção. Como faço todos anos, insisto que nas férias há tempo para ler mesmo livros que não sejam leves.

- João Barbosa, "Piadas Secas, Infrasecas e Ultrassecas sobre Ciências", Gradiva.

Um pequeno livro de humor linguístico para o qual escrevi o prefácio. É uma óptima prenda para quem faz anos nesta altura, porque o comprador pode abrir e rir antes de pôr o destinatário a rir.
Já li, mas levo para férias para dar, é uma espécie de prenda portátil.

- Karin Bojs, "A Grande Família Europeia. Os primeiros 54.000 anos", Bertrand.

Uma jornalista de ciências sueca conduz-nos num périplo pelas nossas origens. A nossa história antiga está muito na moda graças às possibilidades de sequenciação de ADN primitivo. Em breve haverá novos livros em português sobre as nossas origens neanderthais...

- Oscar Fernandez, "O Cálculo da Felicidade. Como uma abordagem matemática da vida dá
saúde, dinheiro e amor", Gradiva

Último volume, o n.º 233, da colecção "Ciência Aberta" que dirijo. Um jovem matemático americano diz-nos como saber matemática pode ser mesmo útil na vida corrente.

- Luc Ferry, Clotilde Bruneau e Giuseppe Biaguera, "A Sabedoria dos Mitos. Prometeu e a caixa de Pandora", Gradiva

Belo álbum de BD que inaugura uma colecção dirigida pelo ex-ministro da educação de França e que tem a alta qualidade da Glénat. A Gradiva está a distinguir-se na edição de belas BD didácticas. Recomendo também a colecção sobre grandes exploradores onde já saiu um volume sobre a viagem de Magalhães, dois sobre Darwin e outro sobre a conquista do Everest.

- Rui Lage, "O Invisível", Gradiva

Este romance da autoria de um poeta português foi premiado prémio Agustina Bessa Luís), pelo que o fui buscar à estante para ler nas férias (abro uma excepção no que respeita aos livros mais recentes, mas tem pouco mais de um ano). Diz a contracapa que Fernando Pessoa entra e que está "a meio caminho entre o policial e o fantástico."

- Manuel de Lima, "Obra Reunida", Ponto de Fuga

Escritor  pouco conhecida, o surrealista Manuel de Lima, artista plástico e também músico, amigo de Luiz Pacheco e Mário Cesariny, merece divulgação. Aqui está tudo o que ele escreveu, em particular o "Malaquias".

- Mark Miodownik, "As Substâncias Mágicas que Fluem pelas Nossas Vidas", Bizâncio

Um cientista do University College de Londres escreveu este livro sobre uma das gases da matéria mais comuns mas menos conhecidos. Depois de ter escrito sobre os sólidos  ("A vida secreta dos materiais"), Mlodinow ganha novo prémio, este do melhor livro de ciência da Royal Society com esta obra.

- Martha Nussbaum, "Sem Fins Lucrativos. Porque precisa a democracia das humanidades", Edições 70

Uma das filósofas americanas mais conhecidas da actualidade fala, nesta importante obra, da necessidade das humanidades. Uma defesa de algo que não devia precisar de ser defendido, mas nos tempos de hoje infelizmente precisa.

- Judeas Pearl e Dana MacKensie, "O Livro do Porquê. A nova ciência da causa e do efeito", Temas e Debates / Círculo de Leitores

O autor, professor americano de origem israelita, é o pai de Daniel Pearl, o jornalista assassinado por terroristas. É também um dos maiores especialistas em inteligência artificial. Neste livro, grande e eloquente, explica o que significa que uma coisa é uma causa e outra é um efeito, uma distinção vital  que as máquinas devem aprender. E, antes delas, nós.

- Gonçalo M. Tavares, "Histórias Falsas", Relógio d´Água

O autor é um dos nossos melhores escritores contemporâneos e também um dos mais prolixos. Já perdi a conta ao número de volumes dele e também aos elogios que fiz à sua obra.

- Judith Teixeira, "Satânia. Novelas", Livro B/Letras Errantes
Recuperação da famosa colecção de literatura fantástica com as capas pretas. Este volume é de uma das poucas escritoras portuguesas do movimento modernista. Muito curioso e lê-se num instante!

- Voltaire, "Ficção Completa", E-Primatur

O "Cândido"e muitos pequenos contos do grande nome do iluminismo. Eu tinha muitos destes textos, mas reunidos num só volume ofereci os outros a uma biblioteca. Grande ideia a da desta editora, que funciona com base de "crowdfunding" de leitores de reunir toda a ficção de Voltaire.

- David Wootton, "Poder, Prazer e Lucro. Apetites insaciáveis de Maquiavel a Madison," Temas e Debates /Círculo de Leitores.

Um historiador inglês, de quem recentemente li a monumental "A invenção da ciência", oferece-nos aqui um ensaio sobre a ambição humana e aquilo que a propulsiona.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...