sábado, 30 de agosto de 2014

Universidade de Coimbra: Antigo Gabinete de Física Experimental nomeado Sítio Histórico Europeu


Trancrevo em baixo notícia emitida hoje pela Lusa. Comentário que acrescento ao que fiz à agência: Ao contrário dos dirigentes do país no século XVIII, que criaram este Gabinete, os actuais não ficarão na história, pois nada deixarão que passados séculos valha a pena visitar. Desprezam a ciência e a história da ciência, pelo que não terão lembrança. O seu objectivo declarado de terminar com metade das unidades de investigação do país, incluindo a investigação em Física em Coimbra, contrasta com o reconhecimento internacional e o prestígio agora obtido numa nomeação por especialistas. Lembro que alguns avaliadores contratados pela FCT afirmaram, num assomo de incultura, que o estudo da história da ciência neste sítio Património Mundial da Humanidade não interessa". 

"O antigo Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra (UC) foi nomeado Sítio Histórico Europeu, pela Sociedade Europeia de Física, sendo o primeiro local em Portugal e o segundo na Península Ibérica a receber esta distinção.

Em comunicado, a UC refere que a nomeação resulta de uma candidatura proposta pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF), "em particular do seu grupo de História da Física, recentemente criado pela atual direção e preparada pelos físicos Carlos Fiolhais e Décio Martins". ´

Integrado no Museu de Ciência, o Gabinete de Física Experimental foi criado pela Reforma Pombalina, com o objetivo de colocar a UC entre as melhores da Europa, e "afirma-se pela riqueza dos seus instrumentos e aparelhos utilizados para realizar experiências científicas - mais de meio milhar - que constituem uma coleção rara no mundo".

"Temos razões para estar muito orgulhosos em Coimbra e em Portugal. De entre os sítios históricos da Física na Europa selecionados até à data, o Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra é um dos mais antigos", sublinha Carlos Fiolhais, citado no comunicado. O físico e investigador salienta que, "hoje, os turistas podem ver e admirar essa impressionante herança", fazendo votos de que "os responsáveis pela ciência portuguesa de hoje se inspirem nos exemplos antigos".

A presidente da Sociedade Europeia de Física, também citada no comunicado, considera que a distinção vai permitir "refletir para o resto da Europa a riqueza do espírito científico das luzes do século XVIII em Portugal". "É bom para a imagem de Portugal no mundo. Os espaços de ciência desse século são espaços de imaginação e criatividade, muito úteis para a construção do futuro", frisou Teresa Peña.

 A Sociedade Europeia de Física, que reúne as sociedades de físicos de todos os países europeus, criou a distinção de Sítio Histórico Europeu para reconhecer e promover uma lista muito restrita de locais ligados a episódios fundamentais na história da ciência, como descobertas e criação e utilização de instrumentos. A designação de Sítio Histórico Europeu é uma das mais importantes da sociedade e do setor.

Entre os locais distinguidos, "encontram-se o CERN [Centro Europeu para a Investigação Nuclear, na Suíça], onde têm sido feitas várias descobertas em física de partículas, incluindo a partícula de Higgs, o Instituto Niels Bohr (Copenhaga), berço da moderna física atómica e nuclear, e o Blackett Laboratory do Imperial College, em Londres, palco de numerosos avanços em física fundamental", refere a UC."

 11:55 - 30 de Agosto de 2014 | Por Lusa

4 comentários:

  1. Felicito a Universidade de Coimbra pela distinção conferida a "O Antigo Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra" e subscrevo inteiramente o comunicado do Professor Carlos Fiolhais.

    ResponderEliminar
  2. Alguém sabe indicar um desses - que imagino que sejam imensos- "episódios fundamentais na história da ciência"? Sendo, claro, não estamos a falar dessa coisa quase mítica chamada história da ciência em portugal (ou portuguesa), onde, com excepções muito pontuais e que não fizeram escola, só moram figuras e contribuições de quinta linha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que nunca se passou ali nada de fundamental. Mas tem um acervo de instrumentos didácticos bonitos e antigos. E é isto.

      Eliminar
  3. Só pode ser delírio, o gabinete de física e o CERN lado a lado! A única coisa grandiosa que a UC tem é a grandiloquência.

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.