sexta-feira, 29 de novembro de 2024

UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING EM ASCENSÃO: ESTUDOS DE EMPRESAS E FUNDAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO

Atente o leitor nos seguintes títulos do jornal Público (aqui) e Diário de Notícias (aqui)

  

Abstraindo-se da alusão à importância do brincar na infância, algo lhe causa estranheza?

Talvez sim...

Talvez tenha notado como estranho o mesmo que eu noto sempre que vejo títulos congéneres, aludindo a estudos científicos (aqui seriam precisas aspas) sobre temas educativos realizados por empresas e  fundações ligadas a empresas. Em Portugal começam a abundar.

Acontece que, por muito neutros que esses estudos se apresentem, a verdade é que não podem deixar de estar vinculados à "filosofia" das entidades que os financiam, mesmo que elas confiram a maior liberdade aos investigadores (que, tacitamente, saberão até onde podem ir). Além disso, a sua realização e (amplíssima) divulgação estão, como é natural, incluídas nas estratégias de marketing das ditas entidades. Não será, em primeiro lugar, o velho amor desinteressado ao conhecimento que as move.

Não me parece, pois, que se possam considerar estudos científicos, no sentido mais nobre que esta expressão tem. Com isto não quero dizer que os estudos produzidos nas academias e centros de investigação públicos estejam acima de qualquer suspeita, até porque a relação entre empresas/fundações e academias/centros de investigação vê-se progressivamente reforçada, além de que as lógicas comerciais não estão apenas à porta destas últimas entidades, já entraram.

E devo dizer que há estudos e... estudos promovidos por empresas/fundações. Se uns apresentam dados que, muito em função de quem os assina, poderemos considerar confiáveis, outros são obviamente para afastar.

Quanto a este que mobilizou a imprensa internacional (verifiquei e assim é), valerá a pena passar os olhos pelo relatório (aqui e aqui). As imagens (confesso que não dei muita atenção ao texto) são... tão óbvias.


Sem comentários:

UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING EM ASCENSÃO: ESTUDOS DE EMPRESAS E FUNDAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO

Atente o leitor nos seguintes títulos do jornal Público ( aqui ) e Diário de Notícias ( aqui )    Abstraindo-se da alusão à importância do b...