quarta-feira, 27 de junho de 2018
Telemóveis na escola e na sala de aula: "sim, mas..." e "não, mas..."
No programa de televisão (RTP 1) Prós e Contras de ontem, um debate sobre Telemóveis nas Escolas: Sim ou Não?
A ideia que passou (ou pelo menos com que eu fiquei): "sim, mas..." e "não, mas..."
Percebeu-se o que já se sabe: a investigação científica não é conclusiva sobre benefício ou o prejuízo do uso do telemóvel na escola e, mais concretamente, na sala de aula, quer como "ferramenta pedagógica", quer como "elemento de socialização".
Muito bem! Mas sendo assim, reconhecendo-se dúvidas pronunciadas e sérias, não recomendaria a mais elementar prudência não usar os ditos equipamentos nesses contextos?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"A escola pública está em apuros"
Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
2 comentários:
Vamos sempre bater na questão primordial:
A escola serve, principalmente, para quê?
Para alimentar meninos pobres?
Para socializar as crianças e os jovens?
Para jogar com os telemóveis?
Para criar um ambiente insuportável de toques polifónicos provenientes, quando menos se espera, de vários cantos da sala de aula?
Para ser um elevador social que eleve as crianças das classes que ocupam a base da pirâmide social até ao vértice superior?
Para ser o lugar de convívio ideal entre pessoas que querem ensinar e aprender?
Aulas sem telemóveis, LOL, o último grito da moda!
Enviar um comentário