segunda-feira, 25 de setembro de 2017

NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES NO RÓMULO EM COIMBRA 29/11, 21h00


Ciência e Tecnologia: desafios para o futuro
29 | SETEMBRO | 2017

Na próxima sexta-feira, dia 29 de Setembro, vai decorrer por toda a Europa, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Esta iniciativa aproxima cientistas e público geral num convívio informal, educativo e lúdico. A troca de ideias e experiências que esta iniciativa proporciona contribui para o esclarecimento do que é ser cientista, do que é a Ciência e quais são os principais temas de investigação actuais.

Integrado nesta iniciativa internacional, o RÓMULO – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, moderno centro de recursos de divulgação e educação científica da rede Ciência Viva, organiza um debate sobre cultura científica em mais uma Noite Europeia dos Investigadores – NEI 2017, nas suas instalações no rés-do-chão do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, onde vai promover o debate intitulado “Habitação, Ambiente e Saúde”, entre as 21h00 e as 23h00.
O tema justifica-se tendo em conta a evolução tecnológica a que diariamente se assiste e os novos desafios que se nos colocam no âmbito da “Habitação, Ambiente e Saúde”. Não podendo nós prever totalmente o futuro, podemos pelo menos perspectivar cenários e prevenir riscos. O tema deste ano em toda a Europa é precisamente "FORESIGHT - Foreseeing Opportunities, Risks and Emergent Science Issues for the next Generation: Highlighting Trends"O nosso foco será no planeamento, desenvolvimento e sustentabilidade da vida na Terra.
Para este debate, o RÓMULO convidou alguns dos maiores especialistas portugueses nas áreas em causa. Os convidados (por ordem alfabética do primeiro nome) são cientistas bem conhecidos das três principais universidades do país e de várias áreas disiciplinares:
 António José Tadeu (Habitação, Universidade de Coimbra. Dep. Eng. Civil e ITeCons)
- João Relvas (Saúde, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Univ. Porto)
-  Pedro Miranda (Ambiente, Instituto Dom Luiz, Universidade de Lisboa)

A moderação será de Carlos Fiolhais, físico e director do RÓMULO. Com entrada livre, a sessão é aberta ao público em geral que estabelecerá diálogo com os convidados num ambiente descontraído de ciência para toda a gente.

Einstein dizia: "Nunca penso no futuro, porque ele chega sempre cedo demais." Ao contrário de Einstein, preocupemo-nos com o futuro, ele vai chegar cedo e é melhor que chegue pelas nossas mãos.
Para mais informações: 
RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra                       

      Maria Manuela Serra e Silva                    

      Telefone – 239 410 699               E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com                      


Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.