segunda-feira, 24 de março de 2025

Torradas com toucinho

Por A. Galopim de Carvalho

Provavelmente já havia torradeiras eléctricas, mas nós ainda as não conhecíamos, e a manteiga-de-vaca era um dos muitos produtos tornados raros e caros com o desenrolar da 2.ª Guerra Mundial. O pão, felizmente, nunca nos faltou. Quando o não havia no padeiro, íamos buscá-lo à Manutenção Militar, recurso a que tínhamos acesso, uma vez que o nosso pai era um reformado da Marinha, de onde tinha saído em 1917, por motivo de doença, no posto de 2.º grumete.

Uma ou duas vezes por semana a mãe fazia cozido, geralmente com sopas de pão perfumadas de hortelã. Nos meses mais frios, esta confecção, além do repolho, dos nabos e das batatas, privilegiava a carne de porco fresca, os enchidos e o toucinho da salgadeira. Nos meses mais quentes, o cozido era de abóbora, vagens (feijão verde), grão e batata, com carne de vaca, os mesmos enchidos e o mesmo toucinho. 
 
Num tempo em que ninguém falava de colesterol, o toucinho do porco alentejano, branco e alto de uma mão-travessa, bem conservado no sal, era uma constante na nossa casa e na da generalidade das famílias. Metido na panela em quantidade para ir ficando de uns dias para os outros, era o nosso conduto para barrar o pão.
 
No Inverno, em que as pessoas se aqueciam nas tradicionais braseiras com cisco e picão, faziam-se torradas. As fatias de pão eram dispostas sobre uma grelha de ferro ou de arame a que se dava o nome de torradeira, e esta colocada sobre o brasido. Uma vez no ponto desejado, as torradas eram barradas com toucinho que, bem cozido, se desfazia como manteiga, exalando um perfume inesquecível. Em nossa casa estas mesmas torradas eram depois esfregadas com os restos da linguiça ou do chouriço dos ditos cozidos, o que lhes dava um outro perfume e um sabor deliciosos.

As recomendações médicas, acentuando os malefícios desta gordura na nossa saúde, em geral, e na das artérias, em particular, veio pôr um travão nesta delícia da gastronomia da minha infância e adolescência.

sábado, 22 de março de 2025

DECLARAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E AS LIBERDADES DE PUBLICAÇÃO E LEITURA

Mão amiga fez-me chegar a Declaração sobre Liberdade de Expressão e Liberdades de Publicação e Leitura, que eu desconhecia. Foi apresentada há um ano por cinco organizações: International Authors Forum (IAF), PEN Internacional, International Publishers Association (IPA), Federação Europeia e Internacional de Livreiros (EIBF) e International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) (ver aqui). Eis os seus termos (ver aqui):
"Com o objetivo principal de proporcionar acesso a uma ampla variedade de obras escritas para todos, unimos-nos para apoiar as liberdades de expressão, publicação e leitura. Acreditamos que a sociedade necessita de cidadãos esclarecidos que, com base em conhecimento e informação precisos, façam escolhas e participem do progresso democrático. Autores, editores, livreiros e bibliotecas têm um papel a desempenhar nisso que deve ser reconhecido, valorizado e validado

A verdadeira liberdade de leitura significa poder escolher entre a mais ampla gama de livros que compartilham a mais ampla gama de ideias. A comunicação irrestrita é essencial para uma sociedade livre e uma cultura criativa, mas traz consigo a responsabilidade de resistir ao discurso de ódio, falsidades deliberadas e distorção de factos. Autores, editores, livreiros e bibliotecas fazem uma contribuição essencial para garantir essa liberdade.

Sujeitos aos limites estabelecidos pelo direito internacional dos direitos humanos, os autores devem ter garantida a liberdade de expressão. Através de seu trabalho entendemos as nossas sociedades, construímos empatia, superamos os nossos preconceitos e refletimos sobre ideias provocativas. Da mesma forma, livreiros e bibliotecários devem ser livres para apresentar a gama completa de obras, em todo o espectro ideológico, para todos. Não devem ter essa liberdade restringida por governos ou autoridades locais, indivíduos ou grupos que buscam impor os seus próprios padrões ou gostos à comunidade em geral, mesmo quando isso é feito em nome da ‘comunidade’ ou de sua maioria.

Para que livreiros e bibliotecários apresentem a mais ampla gama de obras escritas, deve haver liberdade de publicação. Editores devem ser livres para publicar aquelas obras que consideram importantes, incluindo aquelas que são ortodoxas, impopulares, ou que possam ser consideradas ofensivas por alguns em grupos específicos.

É responsabilidade e missão dos editores, livreiros e bibliotecários, através de seu julgamento profissional, dar pleno significado à liberdade de leitura, proporcionando a todos acesso às obras dos autores. Editores, bibliotecários e livreiros não endossam necessariamente todas as obras que disponibilizam. Enquanto editores e livreiros individuais tomam suas próprias decisões editoriais e seleções, o acesso aos escritos não deve ser limitado com base na história pessoal ou afiliações políticas do autor.

O risco de autocensura devido a pressões sociais, políticas ou económicas permanece alto, afetando cada parte da cadeia, do escritor ao leitor. A sociedade deve criar o ambiente para que autores, editores, livreiros e bibliotecários cumpram as suas missões livremente.

Portanto, conclamamos governos e todos os outros interessados a ajudar a proteger, defender e promover as três liberdades acima – de expressão, de publicação e de leitura – por lei e na prática."

domingo, 16 de março de 2025

A FIGURA DO ANTI-HERÓI NA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

As áreas de "educação" (necessariamente entre aspas) financeira e para o empreendedorismo têm uma fortíssima presença nos sistemas educativos ocidentais. Em seu redor, e por iniciativa de agentes (stakeholders) externos às escolas, edificaram-se verdadeiros empreendimentos "educativos" por parte de quem não tem pejo em subverter a educação escolar em seu próprio favor, com os benefícios financeiros que daí lhes advêem. Mas, como tenho dito, o problema não está, primeiramente, do seu lado; está do lado de quem tem o dever de educar na escola pública, em benefício, antes de mais, dos alunos, da sua formação.

No nosso sistema, essas áreas foram reguladas, em 2008 e 2013, como de "educação para a cidadania". E, assim, ganharam legitimidade e presença desde a creche até à universidade (estou longe de exagerar, veja-se o livro A falácia do empreendedorismo).
 
O herói da infância e da juventude passou a ser o "empreendedor de si mesmo", que contra todas, mas mesmo todas, as adversidades, consegue, em tempo record, "subir na vida a pulso", construir um império deslumbrante, obter sucesso financeiro inaudito e, por inerência, bem-estar material inabalável, alcançar reconhecimento social e ser famoso, impor-se naturalmente como líder que todos querem seguir...
 
É um herói solitário, mas porque dotado de características únicas - inteligência estratégica, inovação, resiliência, pro-actividade, visão de futuro, crença inabalável nas suas próprias qualidades, sentido de oportunidade, capaz de ... - é superior, acabando sempre por vencer, dê-por-onde-der! 

Bem sabemos que esta imagem assenta num fino marketing destinado a fazer aceitar o perfil único de ser humano que se tem por "relevante" num mundo competitivo - e não pode ser outra coisa -, de produção-consumo". Aqueles que não conseguirem ou não quiserem entrar nele são "irrelevantes" e os que não se aguentarem nele "irrelevantes" são. E desta condição são culpados.
 
Por isso, o melhor é que os "empreendedores de si mesmos" sejam apresentados o mais cedo possível às crianças, para que elas não conheçam outra possibilidade de existência. E ninguém melhor do que eles o pode fazer, daí que as escolas públicas, já não os dispensem. Estão lá todos os anos, em todas as turmas, fazem conferências, palestras, workshops... dão aulas. Ah, sim, também formam professores.
 
Passo a um registo mais sério: em nome de valores éticos que precisamos manter, aos quais a educação escolar proporcionada pelo Estado está vinculada, temos obrigação moral de desconstruir e exercer crítica sobre esta figura heróica e as circunstâncias em que emerge. Isso pode e deve fazer-se no quadro da "educação para a cidadania", talvez em níveis mais avançados de escolaridade. O livro que identifico ao lado tem potencial pedagógico para tal, em particular no que respeita à justiça distributiva. Eis parte do texto que o apresenta:

"Quando era miúdo, a viver na periferia de Londres, Gary Stevenson via ao longe os arranha-céus da City e sonhava com uma vida melhor. O talento para a matemática ajudou-o a escapar ao seu bairro, onde tantos se perdiam, e a entrar na prestigiada London School of Economics. Ali percebeu que enfrentava uma concorrência desleal. Os colegas, meninos de boas famílias, puxavam os cordelinhos para entrar nas grandes empresas financeiras, enquanto ele só podia contar consigo próprio. Um dia, porém, falaram-lhe de um jogo, The Trading Game, promovido por um dos maiores bancos do mundo. O prémio era a entrada direta [num banco]. Gary jogou, ganhou e aos 20 anos entrou de rompante no coração financeiro de Londres. Mal atravessou a porta (...) sentiu-se engolido por um furacão (...). E o dinheiro, milhões e milhões a serem movimentados todos os dias por rapazes que ainda mal faziam a barba (...). Gary narra-nos a sua meteórica ascensão, o modo como enriqueceu e a sensação de vazio que se seguiu - porque o segredo do seu sucesso foi apostar sempre no fracasso da economia, no empobrecimento dos pobres e no enriquecimento dos ricos. Ou seja, na destruição sistemática do mundo de onde tinha vindo (...).

OS TIRANOS DE SERVIÇO

Em "tempos sombrios" - expressão de Bertold Brecht, retomada por Hannah Arendt - como são os que estamos a viver, como bem recordou o Professor Galopim de Carvalho em texto anterior, precisamos de palavras que não se limitem a explicar para compreender. Estas são importantes mas requerem a companhia de outras que as abanem, que digam o que a alma humana sussurra. Eugénio Lisboa conhecia-as bem e com elas fez sonetos como este que aqui se recupera.
Um filho da puta de sangue quente
e um filho da puta de sangue frio
distinguem-se instantaneamente:
este tem só tesão de calafrio!

O calor do sentir nada lhe diz:
destruir catedrais sem nada fremir,
por nada ver à frente do nariz,
nada, mas nada lhe faz pressentir.

O filho da puta absoluto simples
destrói cidades e vidas e arte
e cria tragédias dignas de Sófocles.

Invoquemos um raio que o descarte
e o entregue a um feio urubu,
que dele faça infame menu!

Eugénio Lisboa

O TEMPO QUE ESTAMOS A VIVER

Por A. Galopim de Carvalho
 
“Nenhuma democracia resiste sem um módico de confiança por parte dos cidadãos” – escreveu António Barreto no passado dia 7 de Setembro, no Sorumbático, o Blogue em que, regularmente, participamos. 
 Este respeitado sociólogo disse por palavras suas o que penso sobre o tempo que estamos a viver. O socialista Fernando Medina, em obediência à posição da sua bancada, votou contra a moção de confiança do passado dia 13, mas, no final da votação, escreveu que estas legislativas antecipadas irão agravar "os níveis de confiança dos portugueses na política e nos políticos", numa posição que coincide com a minha e a de Barreto. 
 
Nesta conjuntura ganha o desinteresse e a consequente abstenção e ganha o partido Chega que, imediatamente, lançou a sua campanha às legislativas, para daqui a dois meses, com um ignóbil cartaz onde escreve “50 ANOS DE CORRUPÇÃO”, mostrando, sem sombra de dúvida, o seu propósito de destruir os cinquenta anos da democracia que, na sua imperfeição e nos seus erros, lhe deu nascimento e lhe dá toda a liberdade de actuação. 
 
Julgo ser evidente, para os que não andam distraídos, que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas dos partidos, dos políticos e dos seus protagonismos na condução da política nacional. Uma crise de valores sem precedentes. Face a esta situação que “bateu no fundo”, no debate da citada moção, a confiança nestes políticos perdeu-se. 
 
Como já escrevi, à semelhança do que se passou com a Primeira República, a generalidade da classe política, a quem os Capitães de Abril, há 45 anos, generosa, honradamente e de “mão beijada” entregaram os nossos destinos, mais interessada nas lutas pelo poder, esqueceu-se completamente de facultar aos cidadãos a cultura civilizacional necessária na sociedade que se quer democrática. Nesta infeliz situação, uma muito significativa parcela do povo, destituído dessa cultura, é presa fácil do populismo da extrema-direita. E é também por isto que, pelo menos, estes dois partidos se têm de entender, em defesa da democracia, que tanto custou a ganhar. 
 
Sobre o tempo que estamos a viver, paira grande insegurança, a nível internacional, não só no que respeita a economia, com inevitável reflexo na vida nacional, como também no que envolve o espectro da guerra, com todas as consequências e sofrimentos que ela arrasta. Tudo isto são gravíssimas preocupações que se adicionam a outras, nacionais, como as das áreas da saúde, da educação, da habitação e outras. Preocupações que, no quadro presente, os citados partidos têm de procurar consensos. Os seus protagonistas já mostraram não terem sabedoria ou vontade para o fazer, pelo que há que encontrar entre os seus correligionários, quem o possa fazer. Chame-se Bloco Central ou outra coisa qualquer, mas é, no tempo que estamos a viver, o caminho a seguir. 
 
Quem me conhece e tem acompanhado, desde sempre, as minhas intervenções e tomadas de posição públicas, sabe da minha independência dos aparelhos partidários e não espera de mim outro pensamento que não seja este. Sempre procurei pensar pela minha cabeça, na convicção de que a política partidária é uma arte ou, se quiserem, uma habilidade para manusear conhecimentos do foro das ciências políticas e sociais na conquista do poder. 
 
A nossa sorte depende, não só da competência dos respectivos dirigentes, mas, também do seu sentido ético. Desgraçadamente, competência e ética são atributos em falta no tempo que estamos a viver. 
 
Termino dizendo que continuo a pensar como sempre pensei e que, no essencial, posso resumir dizendo que, independente de quaisquer disciplinas partidárias sempre estive do lado dos explorados contra os exploradores. Em termos teóricos, socialistas, sociais democráticos e democratas cristãos não podem deixar de pensar como eu. 
 
Assim sendo e tendo em conta as condicionantes nacionais e internacionais, explicito, dizendo que, sendo possível, quer o PS quer a AD deviam procurar encontrar, entre os seus, quem lhes restituísse a confiança perdida. Infelizmente, julgo saber que, nos dois meses que nos separam das eleições, não haverá tempo para que uma e outra dessas duas forças mudem as respectivas lideranças, o que não pode deixar de nos preocupar.

sábado, 15 de março de 2025

O TRABALHO QUE DÁ EDUCAR PARA A CIVILIDADE

Quem afirma (e muitos o fazem) que a Escola

não deve preparar em abstracto, através de teorias estéreis, de modelos sem aplicação directa, de princípios que de útil e funcional nada têm,
deve dispensar tudo o que não decorra do contexto, do quotidiano dos alunos e que não concorra para a sua integração nos mesmos,
deve
, enfim, preparar para a sociedade concreta, para a vida real,

ganha em ler o artigo de opinião da jornalista Rute Sousa Vasco, publicado ontem (aqui).

É que o contexto, a realidade, o quotidiano, a sociedade, a vida em que crianças, adolescentes e adultos estão mergulhados é cada vez mais a que ela descreve. 

Assim, se não for a escola pública a procurar distanciar-se da sociedade, de modo a tentar, por via do "conhecimento poderoso", exercer uma crítica ampla e profunda à mesma, de modo a não cairmos numa nova barbárie, que outra instituição resta?

Não quer dizer que o consiga - há fortes probabilidades de não o conseguir -, mas a sua vocação de aperfeiçoamento humano indica que não se pode render ou, pior do que isso, ajudar, por diversos modos, alguns deles aparentemente justificáveis, a promovê-la.

Disse que "há fortes probabilidades de não o conseguir", pois se o ensino impedisse todas as manifestações da mesma barbárie, neste tempo em que alcançámos a escolarização plena, ou próximo disso, e em que a "educação para a cidadania" ocupa um lugar central no currículo, a civilidade teria, por certo, melhor feição. 

Como diz Rute Sousa Vasco, a persistência na intenção de sermos "bons seres humanos" dá trabalho. O esforço para superarmos a barbárie, edificando-nos e edificando a humanidade, é constante. E mais trabalho dá educar alguém segundo tal intenção, para que a sociedade, o mundo possa ser melhor. E muito mais trabalho dá ainda fazer isso nas condições que a jornalista descreve e que... bem conhecemos! 

Não podemos, neste ponto do raciocínio, deixar de perguntar: com todo o trabalho enunciado, o que levará a melhor: a educação escolar ou essas condições? Talvez o leitor encontre uma resposta nas palavras que se seguem, retiradas do mencionado artigo:

"(...) Reality shows e redes sociais têm em comum o valor da popularidade como referência de sucesso e a destruição de uma ideia de qualidade como fasquia de acesso ao respeito público. E ambos têm como mantra que devemos dar às pessoas aquilo que as pessoas querem – ouvimos e não julgamos (...).
Isto não começou com a televisão e também não começou com a internet. Começa e continua sempre em nós, humanos. Gostamos de ver o mórbido, o ridículo ou o simplesmente dramático (...).
Trouxeram-nos a dimensão quantitativa do que é bom. Tem muitos seguidores? É bom. Tem muitos comentários? É bom. Publica tudo sobre tudo o que mexe à sua volta? É bom. Vivemos um plebiscito diário em que a discussão sobre a qualidade do que se faz é secundária perante a exibição dos resultados de quantos viram ou partilharam ou comentaram.
Esta obsessão pela popularidade invadiu todos os domínios da nossa vida. És médico? Arranja uma conta numa rede social e fala sobre ti, os teus pacientes, a tua vida privada, os teus pensamentos privados sobre os teus doentes. O mesmo para todas as profissões e atividades que possamos pensar – ganha quem se expõe diariamente num palco sendo uma espécie de outdoor digital a acontecer no caminho dos outros (...).
Para muitos, nada disto é um problema. Cada um vê o que quer e se vemos reels, tiktoks ou reality shows que nos transformam em amebas, mas nos fazem rir ou sentir melhores seres humanos, então está tudo bem. Cada um sabe de si.
Só que não está e suspeito que estamos apenas a ver a ponta do icebergue. Se tantos não são capazes de descortinar imbecilidade e manipulação em coisas que não têm importância nenhuma, como conseguiremos que pensem mais do que 30 segundos em temas verdadeiramente sérios e que estão a mudar o nosso mundo para pior?
À banalidade do mal sucedeu a banalidade da imbecilidade. Provavelmente o cocktail mais perigoso que enfrentamos. E aqui estamos num momento da história em que idolatramos o conteúdo “autêntico” ao mesmo tempo que duvidamos de quase tudo, incluindo a realidade concreta que entra pelos olhos dentro. Tudo é um reality show.
Ser bom dá mais trabalho. Bom ser humano sem estar no campeonato da popularidade. Bom escritor sem estar no campeonato do TikTok. Bom político sem estar no campeonato da desinformação. Implica não fazer, muitas vezes, o que obviamente é popular, ou divertido, ou fácil (...)."

quinta-feira, 13 de março de 2025

CINCO ANOS APÓS A PANDEMIA

A jornalista Elsa Resende das Lusa entrevistou-me para fazer um balanço cinco anos após a pandemia. Eis as perguntas e respostas:

ER - O que aprendemos com a pandemia da covid-19? Que lições Portugal e o mundo tiraram? O que se perdeu? O que se ganhou? O que falhou?

CF- Foi um desastre e aprendemos sempre com os desastres. Em primeiro lugar, aprendemos que a Natureza nos pode trazer surpresas desagradáveis e não estamos livre que issov se volte a repetir. Na próxima vez, devíamos evitar o que correu mal - atrasos e deficiências na comunicação, egoísmos nacionais que prejudicaram a cooperação - e repetir o que correu bem - normas  de saúde pública e a concepção e distribuição de novas vacinas.  Aprendemos a importância da genómica quer no diagnóstico quer na prevenção. Aprendemos também que alguns sistemas de saúde eram frágeis e que tinham, por isso, de ser reforçados. Aprendemos que temos de dispor localmente de equipamentos de protecção e  tratamento. Aprendemos que as autoridades precisam de ter a confiança do público, para o que contribui a educação e a comunicação científica.

Perderam-se infelizmente mais de sete milhões de vidas, para não falar dois inúmeros casos de «covid longa». Ganharam-se testes rápidos e vacinas baseadas no RNA: a meio de 2024 tinham sido administradas 13,7  mil milhões de doses (a população mundial é de 8 mil milhões), sendo hoje reconhecido que a vacinação em massa contribuiu para a diminuição da doença.  A maior falha pode ter sido a incapacidade de combater desinformação sistemática: como eu e o David Marçal escrevemos no nosso livro  "Apanhados pelo Vírus» (Gradiva) que antes da pandemia chegou a «infodemia», a onda de falsa informação, que aliás ainda hoje continua. A Portugal a pandemia chegou com algum atraso, pelo que pudemos beneficiar de alguma aprendizagem entretanto havida.

As medidas aplicadas foram, umas vezes melhor e outras pior, as mesmas recomendadas internacionalmente pela OMS. O facto de termos tido uma das mais altas taxas de vacinação do mundo não atesta o nosso nível educativo e a nossa literacia científica: apenas nos diz que temos forte tendência  a seguir uma autoridade, quando ela existe.   Fomos ajudados pela União Europeia, designadamente na questão da encomenda de vacinas.

ER- Que consequências a retirar?

CF- Atendendo aos atrasos iniciais que houve na resposta à pandemia, era conveniente estabelecer mecanismos internacionais de pronto alerta para o caso de surgimento de novos microrganismos potencialmente letais para os humanos.

Os processos de fabrico de novas vacinas - nove escassos meses entre a declaração da pandemia pela OMS e a administração das primeiras vacinas (caso nunca antes visto!) - podem ainda ser acelerados, agora que os procedimentos técnicos foram aperfeiçoados. Podemos melhorar muito os processos de comunicação. É importante o diálogo entre os vários saberes. Se a ciência biomédica nos diz muito sobre o vírus e a sua propagação, a implementação de medidas de contenção passa por outros saberes como a comunicação e o direito.

ER- Que fragilidades a pandemia pôs ao de cima? Que conquistas?

CF- A pandemia revelou enormes fragilidades sociais, por exemplo, os lares de idosos com altas taxas de mortalidade. Foi nítido em Portugal, um dos países mais envelhecidos da Europa e do mundo.

Revelou também problemas em muitos serviços de saúde, que se viram sob uma pressão inusitada. Ficou patente a necessidade de reforçar, entre nós, o Serviço Nacional de Saúde, embora isso não esteja a ser feito na medida suficiente.

Revelou ainda défices  de cultura científica e a relevância do ensino e da divulgação das ciências. Há aqui um paradoxo: países como os Estados Unidos, Reino Unido e a Alemanha, onde há maior educação e cultura científica, foram também aqueles onde as vozes antivacinas mais proliferaram. A ciência tem e terá sempre como sua sombra a pseudociência, pelo que se torna indispensável que o cultivo da ciência seja acompanhado pela difusão da cultura científica.

Entre nós, a resposta da agência nacional de cultura científica «Ciência Viva» foi fraquíssima: foi quase alheia ao desafio da covid.

ER- Estamos mais bem preparados para futuras pandemias? Estamos mais perto do que nunca de uma nova pandemia? Porquê? Como nos podemos preparar melhor?

CF- Na medida em que temos mais conhecimento e experiência estamos, em princípio, mais bem preparados. Mas o mundo não tem evoluído para melhor, designadamente na relação entre política e saúde pública. As posições de Trump (assessorado por Musk) de negacionismo das vacinas mostram que houve, ao mais alto nível, quem não tivesse aprendido nada. A resposta de Trump no 1.º mandato à covid foi má e é de temer que possa ser pior se irromper mal semelhante no seu 2.º mandato. Nem o facto de as novas vacinas da coivida terem sido premiadas com um prémio Nobel o impressionou.

Trump ignora em larga medida a ciência, sendo um perigo para os EUA e para o mundo. A saída que ordenou dos Estados Unidos da OMS não é boa nem para os EUA nem para o mundo colocando em risco vários programas mundiais de saúde pública.

Não existe apenas o problema da desinformação a respeito das  vacinas, mas também  a desinformação em geral:  os problemas de desinformação estão agora agravados com o desenvolvimento da Inteligência Artificial  e com o papel de Musk na nova administração americana.

ER- A ciência cumpriu o seu papel na plenitude? Poderia ter feito mais e melhor?

CF- À ciência foram feitos grandes pedidos e dados grandes meios. Mobilizou-se como nunca o tinha feito antes. Os resultados estão à vista para quem os queira ver.

É provável que a tecnologia das vacinas genómicas encontre aplicações noutras doenças. Claro que podia ter feito mais e melhor: pode-se sempre fazer mais e melhor, mas isto é fácil de dizer depois e não na altura, sob a pressão dos acontecimentos.

ER- Qual deve ser a estratégia de futuro?

CF- A pandemia veio acentuar processos de desglobalização: se imitar os EUA, cada país estará mais interessado em tratar de si do que do mundo. É, na Europa, o que está a fazer à Hungria. Ora, em questões transnacionais, como uma pandemia, a resposta, primeiro política e depois científica e tecnológica, tem de ser conjunta e articulada. A estratégia do futuro nesta área deve ser de cooperação e não de competição.


ARTE QUÂNTICA


Meu texto num recente JL (na imagem o quadro de Salvador Dali referido no texto):

Ficaram famosas as discussões entre o físico suíço e norte-americano Albert Einstein (1887-1955) e o dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) sobre as dificuldades conceptuais da teoria quântica, designadamente a concretização da realidade pelo acto de observação numa «experiência de medição.» Einstein, um realista intransigente, perguntou a Bohr: «Acha que a Lua não esta lá quando não olha para ela?» Neste ano, que as Nações Unidas declararam ser das «ciências e tecnologias quânticas», vale a pena falar, num jornal de letras, artes e ideias, da influência que as ideias da teoria quântica tiveram nas letras e nas artes.

A física quântica, que é aplicável ao micromundo, chegou à sua forma actual em 1925 graças aos trabalhos do austríaco Erwin Schrödinger (1887-1961) e dos alemães Werner Heisenberg (1901-1976) e Max Born (1882-1970), entre outros. A sua influência na literatura ficou bem clara com o aparecimento de um género de ficção especulativa baptizado de «ficção quântica». Este termo deve-se ao escritor e programador informático norte-americano nascido em Londres Charles Platt (n. 1945), que o introduziu em 1990 num artigo intitulado «Quantum Fiction: A Blueprint for Avoiding Literary Obsolescente», na revista The New York Review of Science Fiction. A escritora e actriz também norte-americana Vanna Bonta (1963-2014) foi pioneira a usá-lo em título de livro quando publicou a sua primeira obra de ficção Flight: A Quantum Fiction Novel, em 1995. Neste romance, há um escritor de ficção científica que vê surgirem na realidade alguns dos elementos fantasiosos do enredo que ele estava a congeminar. A autora explora o facto de, na teoria quântica, a realidade ser, de certo modo, influenciada pelo observador. O romance começa com a pergunta «Quem surgiu primeiro – o observador ou a partícula?» O livro serve-se também do conceito de multiverso, ou conjunto de mundos paralelos, a ideia da teoria quântica de que há mundos alternativos, sendo as escolhas determinadas por sucessivas observações. Não sendo a mais comum, esta «interpretação dos muitos mundos» do norte-americano Hugh Everett III (1930-1982) foi uma das maneiras engendrada pelos físicos para explicar o problema da medição. Bonta recusou que o seu livro fosse de ficção científica, uma vez que neste género há uma fuga da realidade, ao passo que, na ficção quântica, há um conjunto de realidades que se sobrepõem. Outros romances se sucederam na mesma linha: os temas dos textos de ficção quântica não têm necessariamente de envolver tópicos científicos, pois podem limitar-se a explorar a ideia das inúmeras possibilidades, originadas em bifurcações. A realidade torna-se, assim, absolutamente plural: tudo pode acontecer numa infinidade de universos paralelos.

Ainda antes do aparecimento da ficção quântica, já vários escritores se tinham servido de conceitos e termos da física quântica. Por exemplo, o princípio da incerteza de Heisenberg já tinha sido usado pelo escritor francês Michel Rio (n. 1945) como título de livro (Princípio da Incerteza, Teorema,1997). E, entre nós, por Agustina Bessa-Luís (1922-2019): O Princípio da Incerteza é o título da sua trilogia, cujo primeiro volume A Jóia da Família (Guimarães, 2001) foi adaptado ao cinema em 2002 por Manoel de Oliveira. O leitor não vai encontrar ciência nestas obras, sendo o título apenas metafórico. 

De resto, na ficção científica abundam histórias em que a física quântica entra de uma maneira ou de outra. Um exemplo é o romance do escritor norte-americano Thomas Pynchon (n. 1937), Arco Íris da Gravidade (Bertrand, 2012), que fala da não-localidade, a ideia subjacente ao entrelaçamento quântico (fenómeno que consiste na ligação entre duas partículas que interagiram no passado, mas que podem depois estar infinitamente afastadas). Por exemplo, o escritor norte-americano Robert Anton Wilson (1932-2007) escreveu a Trilogy of the Schrödinger Cat (1979, 1980 e 1982), obras inspiradas no famoso gato de Schrödinger que pode estar vivo e morto ao mesmo tempo, colapsando para o estado de vivo ou de morto apenas quando é observado. Nesta trilogia encontra-se uma estranha mistura de física nuclear, incerteza, filosofia oriental, sexo e violência.

Considerado o domínio das artes visuais, um dos expoentes do surrealismo, o espanhol Salvador Dali (1904-1989), pintou em 1952-1953 o quadro Desintegração da Persistência da Memória, no qual procura conjugar a teoria da relatividade de Einstein (esta manifesta na obra daliniana em Persistência da Memória, de 1931, que representa relógios a escorrerem) com a teoria quântica (evidenciada pela fragmentação do espaço). É curioso notar que a teoria quântica moderna tenha surgido quase em simultâneo com o movimento surrealista: o manifesto do francês André Breton (1896-1966) é de 1924. O quadro de Dali Natureza Morta Viva, de 1956, pertencente a um período do artista chamado «misticismo nuclear», explora as relações entre a física quântica e a mente consciente.

Por último, também na música se encontram curiosas intersecções da arte com a teoria quântica. O físico e saxofonista norte-americano Stephon Alexander (n. 1971), no seu livro O Jazz da Física (Gradiva, 2016) expõe paralelos entre a improvisação do jazz e a teoria quântica. O projecto-piloto Quantum Music (2015-2018), financiado pela União Europeia e envolvendo vários, criou um espectáculo multimédia interactivo baseado em experiências e fórmulas da física quântica. Uma inovação foi a ligação das teclas de um piano a um computador que adornava os sons com efeitos quânticos. Na música popular, no CD Quanta (1997), o cantor brasileiro Gilberto Gil (n. 1942), que haveria de ser ministro da Cultura do seu país, canta assim a teoria quântica na canção que dá título ao disco, «prefaciado» pelo físico César Lattes: «Fragmento infinitésimo/ Quase que apenas mental/ Quantum granulado no mel/ Quantum ondulado no sal/ Mel de urânio, sal de rádio/ Qualquer coisa quase ideal// Cântico dos cânticos/ Quântico dos quânticos.»


A AMEAÇA DO 2024 YR4


Meu artigo no ultimo As Artes entre as Letras (entretanto a probabilidade de colisão a zero!):

O 2024 YR4 é o nome do asteroide que foi descoberto no dia 27 de dezembro de 2024 por um telescópio no Chile, que faz parte de uma rede global de detecção desse tipo de corpos celestes chamada Asteroide Terrestrial-impact Last Alert System (Sistema de Alerta Final de Asteroides dirigidos para a Terra) – ATLAS, um acrónimo curioso pois Atlas era um titã da mitologia grega que tinha sido condenado por Zeus a segurar o céu. O corpo celeste, que descreve uma órbita bastante elíptica em torno da Terra, fez a aproximação mais próxima à Terra precisamente no dia de Natal, dois dias antes da descoberta: passou à prudente distância de 828 000 quilómetros, que corresponde a cerca de duas vezes a distância à Lua. Como o período orbital do asteroide é de cerca de quatro anos, voltará a estar próximo da Terra em 17 de Dezembro de 2028 e, novamente, em 22 de Dezembro de 2032. 

Problema: simulações computacionais baseadas nos dados da posição e velocidade registados até agora deram uma probabilidade de 2,2 por cento de colidir com a Terra (houve uma correcção em alta depois de um primeiro valor) em 1932. Não sendo nula, é uma probabilidade pequena. Mas houve quem ficasse apreensivo… O asteroide continua a ser seguido por um conjunto de telescópios, com o objectivo de obter dados mais precisos sobre as suas posição e velocidade de modo a fazer melhor os cálculos, sempre com base na mecânica de Newton. 

O 2024 YR4 é um corpo aparentemente rochoso, com um tamanho pequeno, mas que não se conhece exactamente. Estima-se, a partir da luz do Sol que reflecte, que tenha entre um diâmetro entre os 40 e os 100 metros. Convém aproveitar agora a possibilidade da sua observação, pois, a partir de Abril próximo, deixará de ser visto, excepto pelos melhores telescópios (como o Telescópio Espacial James Webb, que usa luz infravermelha), só voltando a ficar ao alcance dos nossos instrumentos baseados na Terra em Junho de 2028. Esses instrumentos podem tê-lo registado em imagens fotográficas automáticas antes de Dezembro do ano passado, pelo que os astrónomos estão agora a consultar os seus arquivos digitais para saber se há mais dados que permitam conhecer melhor a trajectória. A massa do 2024 YR4 também é incerta, mas, se tiver um diâmetro perto do limite inferior, de cerca de 50 metros, considerando a densidade normal dos meteoritos rochosos, deve pesar 200 000 toneladas. 

Em caso de queda na Terra, dá para fazer grandes estragos, não se podendo de momento saber qual será o sítio (o mais certo será, se cair, fazê-lo na água pois há mais água do que terra na superfície do nosso planeta). Sabemos que foi um meteorito, bem maior do que este, que causou a morte dos dinossauros há 66 milhões de anos, deixando uma grande cratera, hoje pouco visível dado o processo de sedimentação, no Golfo do México, que Trump quer renomear para Golfo da América. Essa cratera tem uns 150 quilómetros de diâmetro, o que aponta para um meteorito com um diâmetro entre 10 e 15 quilómetros. 

A maior cratera de impacto em território continental situa-se no deserto do Arizona, nos Estados Unidos – é, adequadamente, chamada Cratera do Meteoro. Tem cerca de 1200 metros de diâmetro e 170 metros de profundidade máxima, tendo sido causada por num meteorito com cerca de 50 metros de diâmetro, portanto semelhante ao que agora foi descoberto. Foi um choque violento, correspondente a dez toneladas de TNT, que fez o meteorito volatizar quase na íntegra (estima-se que o 2024 YR4 possa originar um impacto de oito toneladas de TNT). O evento do Arizona deve ter acontecido há uns 50 mil anos. Mais recentemente, a 30 de Junho de 1908, um misterioso objeto celeste caiu na região da Sibéria, no Imperio Russo, provocando uma explosão que destruiu uma grande área de floresta, mas, como não existe uma cratera, supõe-se que o objecto cósmico (um meteoroide ou fragmento de um cometa) tenha explodido na atmosfera, a uns cinco a dez quilómetros de altitude, devido ao atrito com o ar. O seu diâmetro é menor do que poucas dezenas de metros. No dia 18 de Maio de 1924 um meteorito iluminou de modo espectacular o céu português ao atravessar desde Badajoz até à costa do Minho. Não caiu qualquer fragmento, julgando-se que o bólide se tenha completamente desintegrado a meio do seu percurso na atmosfera.

Actualmente dispomos de tecnologia para desviar asteroides, embora não seja bem como em Armageddon, o filme de 1998 produzido e realizado pelo norte-americano Michael Bay, com os actores dessa mesma nacionalidade Bruce Wilis e Ben Affleck. Uma missão da NASA conseguiu, em 26 de Setembro de 2022, desviar a órbita de um pequeno asteroide, o Dimorphos, em órbita de um outro, o Didymos, que não ameaçavam a Terra. A missão, que pretendia apenas testar a tecnologia, chamou-se Double Asteroide Redirection Test (Teste de Redireccionamento de um Asteroide Duplo) – DART, um acrónimo que significa «dardo». 

Falta saber se, começando agora a preparar a missão, estaríamos a tempo de em 2032 evitar o pior na hipotética queda na Terra do 2024 YR4. E será que se justifica o grande investimento operante um risco tão pequeno? No caso de uma missão de destruição não ser possível, existe sempre a possibilidade de evacuar atempadamente a região da Terra onde o impacto seja previsto. O evento, a acontecer, será a uma escala apenas regional, mas a destruição pode estender-se até 50 quilómetros do centro da colisão, o que é ameaçador para uma cidade. 

Para já existe um aviso não à navegação, mas sim à astronomia, solicitando que seja feito um seguimento do asteroide. Maior precisão dos dados poderá deixar-nos respirar fundo, como, noutros casos, já aconteceu no passado


domingo, 9 de março de 2025

EDUCAR NA ESCOLA PÚBLICA EM PROL DO BEM-COMUM

Julgo que nunca, até ao presente em que estamos, se havia mostrado ao mundo, em directo e sem rodeios, triunfos tão declarados, ostensivos e arrogantes de interesses privados de matriz económico-financeira sobre o bem-comum (e sobre os valores éticos que o constituem), que os Estados de Direito, democráticos, têm obrigação de preservar
 
"Menos Estado, melhor Estado", o slogan neo-liberal, que nos anos oitenta do século passado um presidente norte-americano integrou no seu discurso de tomada de posse, teve resultados efectivos, que não podiam ser mais explícitos do que aqueles que nos é dado conhecer através do trabalho dos jornalistas. O modo "natural" como indivíduos e corporações (externas ao Estado e que não têm mandato para o representar) impõem a sua presença no espaço público, afirmando a sua vontade inequívoca e o seu poder absoluto, indica um desrespeito por aquilo que é bom e justo para todos.
 
Este fenómeno tem sido reiterado em várias obras recentes que, além de o explicarem, de modo muito convergente, afirmam a especial responsabilidade que a educação escolar tem na inversão que se impõe. Uma obra que se me afigura de grande interesse é assinada pelo norte-americano Michael Sandel, outra pelo holandês Butger Bregman, uma terceira pelo português José Ferro Rodrigues. A última que nenhum educador deve ignorar foi elaborada pela Unesco.
 
Ainda que não possamos deixar de reconhecer os limites da educação (sobretudo quando as promessas encantatórias de "fama e dinheiro", independentemente dos fins perseguidos, chegam de todos os lados aos mais jovens), como directores e professores, na escola pública, não podemos descartar o nosso especial dever de educar para o bem-comum como salvaguarda da democracia. Eventualmente, como último reduto em que isso pode acontecer.

VAMOS CONTINUAR A FALAR DE TERRAS-RARAS: MONAZITE

Por A. Galopim de Carvalho

No passado dia 1, citei os minerais monazite, loparite, xenótima (xenothyme) e bastnasite, como sendo os que designamos por “minerais das terras-raras”. e mostrei um belo cristal de monazite, isolado, euédrico, isto é, que tem todas as faces desenvolvidas (do grego “eu”, que alude a perfeição e “edro” que significa plano, face), de todos o mais importante e conhecido. Dos restantes apenas direi que:
- loparite é um fosfato complexo, com cério, lantânio, cálcio, titânio e níquel;
- xenótima é um fosfato de ítrio;
- bastnasite é um fosfato complexo, com flúor, lantânio, cério, ítrio, admitindo trocas com outros elementos do mesmo grupo.
O nome monazite, com origem no grego “mona zein”, que, não só alude ao facto de ocorrer em cristais isolados, como ao, então, ser visto como único, no sentido de ser raro. A monazita é um fosfato (-PO4) de vários metais, entre os quais figuram alguns do grupo das terras-raras, como lantânio (La), neodímio (Nd), ítrio , samário (Sm), gadolínio (Gd) e outros que o não são, como o tório (Th, radioactivo) e o cério (Ce).
São conhecidos quatro tipos diferentes de monazita, assim separados, tendo em conta a composição relativa dos elementos químicos presentes:
- monazite-cério (Ce, La, Nd, Th, Y)PO4, em que o cério é o metal mais abundante;
- monazite-lantânio (La, Ce, Nd)PO4, em que o lantânio é o metal mais abundante;
- monazite -neodímio (Nd, La, Ce)PO4, em que o neodímio é o metal mais abundante;
- monazite-samário (Sm, Gd, Ce, Th)PO4, em que o samário é o metal mais abundante.
 
Os elementos dentro dos parênteses estão ordenados, segundo as proporções relativas.
 
A monazita é um mineral ligeiramente magnético, de cor geralmente castanho-avermelhada. Os dois tipos com tório são altamente radioactivos, podem ser utilizados em datações de minerais e rochas (geocronologia isotópica).

A monazite é bastante resistente, química e fisicamente, sendo muito pouco ou nada afectada pelos agentes atmosféricos responsáveis pela alteração química (“apodrecimento”) das rochas. Assim sendo, ao apodrecer, a rocha que contenha este mineral na sua composição, liberta-os, praticamente intactos e é, então, que os agentes de erosão, sobretudo, a água, os arranca e os transporta. Por outro lado, a sua dureza (5 a 5,5 na escala de Mohs) confere-lhes relativa resistência ao desgaste (abrasão) provocado pelo atrito com outros grãos minerais, no seio do material essencialmente arenoso, durante o transporte.

A sua densidade (4,6 a 5,7), relativamente elevada face às do abundantíssimo quartzo (2,7) e dos feldspatos (2,5 a 2,8), permite que, em termos de gravidade, os seus grãos se concentrem, separando-os dos grãos desses dois minerais menos densos (“minerais leves”). Eles são, portanto, removidos das rochas hospedeiras e transportados pelas águas dos rios, ao longo de grandes distâncias, indo depositar-se e acumular-se em aluviões fluviais e até, mesmo, em areias de praias marinhas. Ao realizar uma selecção química, mineralógica e gravítica, a Natureza dá origem a depósitos de elevado interesse económico, referidos na gíria profissional por “placers”, do castelhano, banco de areia ou de seixos rolados.

Um parêntese para dizer, por outras, que os “placers” são depósitos onde grãos ou fragmentos de minerais mais “pesados” se depositam, enquanto outros, mais “leves”, são constantemente removidos pela força das águas. Este processo concentra, naturalmente, minerais ditos “pesados” muito valiosos, como, por exemplo, ouro, platina, rútilo, monazite, cassiterite, e pedras preciosas como diamantes, rubis, safiras e espinelas, entre outros.

Em “placers”, são importantes as ocorrências de monazite na Índia, Austrália, Brasil, Sri Lanka, Malásia, Nigéria, Flórida e Carolina do Norte, nos EUA. . Também é conhecida em pegmatitos nos estados norte-americanos de Wyoming, Novo México, Virgínia, Colorado, Maine, Carolina do Norte, bem como na Bolívia, brasil (Minas Gerais), Madagáscar, Noruega, Finlândia, Áustria e Suíça.

Em Portugal, ocorre em aluviões, em Monfortinho (Idanha-a-Nova) e em Vale de Coelha (Almeida).

sábado, 8 de março de 2025

A IMPROBABILIDADE E A PERENIDADE DA DEMOCRACIA

Em Agosto de 2024, com os regimes democráticos a dissolverem-se, Fronteiras do pensamento publicou um vídeo de Edgar Morin sobre "a improvável jornada da democracia". Morin explica, em poucos minutos, como este modo de organização política surgiu, nota interrupções que teve e formas que adoptou. Mas, sobretudo, destaca a força que lhe permite renascer neste e naquele momento, neste e naquele lugar. 
 
Por muito ameaçada que esteja - e está! -, a democracia não pode ser extinta porque é uma conquista da humanidade que a edifica. E essas conquistas, podendo ser espezinhadas e negadas, hão-de sempre ressurgir. Ver-se-á esta declaração mais baseada na esperança do que na certeza, pelo que, caso preservemos este valor, precisamos de o manter vivo. Não terá sido por acaso que o vídeo foi alocado no dito site na rubrica "Educação".

quinta-feira, 6 de março de 2025

FAJÃ, UM ACIDENTE GEOMORFOLÓGICO COMUM EM TODA A MACARONÉSIA

Por A. Galopim de Carvalho

Termo de origem obscura, fajã designa uma porção de terra plana, em geral cultivável, de pequena extensão, avançada sobre o mar, constituída, nuns casos, por materiais desprendidos das arribas e, noutros ou por penetração no mar de escoadas de lava descidas da vertente. Estas últimas, designadas por “fajãs de deltas lávicos”, são particularmente resistentes à erosão do mar devido a sua natureza rochosa, basáltica, nas que conheço.

O mais recente delta lávico conhecido, encontra-se nas Canárias, na ilha de La Palma, no município de Tazacorte. Nasceu de um derrame de lava basáltica, descido da arriba, com a duração de três, início 28 de setembro de 2021, durante a grande erupção de Cumbre Vieja, permitindo mostrar com se forma uma fajã de delta lávico.

O conceito de fajã foi objecto de consagração legal, tendo o parlamento açoriano, através do Decreto Legislativo Regional n.º 32/2000/A, de 24 de Outubro, definido que se entende por fajã toda a área de terreno relativamente plana, susceptível de albergar construções ou culturas, anichada na falésia costeira entre a linha da preia-mar e a cota dos 250 metros de altitude. Este pequenos acidentes geomorfológicos são conhecidos em toda a Macaronésia, sendo muito comum nos Açores, em quase todas as ilhas, na Madeira e em Porto Santo, em muitas ilhas de Cabo Verde e nas Canárias.

Nas imagens:
o delta lávico em formação, na Ilha de La Palma, e Fajã Grande, na Ilha Graciosa, Açores.

segunda-feira, 3 de março de 2025

CLIMAS E PAISAGENS (1)

 Por A. Galopim de Carvalho

As diferentes paisagens da Terra, em qualquer momento da sua história, foram e são, em grande parte, reflexo das características meteorológicas aí prevalecentes. Esta afirmação é evidente para a generalidade dos cidadãos que, embora nunca tenham formulado esta conjectura, têm-na por adquirida. Sem saírem deste nosso rectângulo, no ocidente da Europa, todos relacionam os campos verdejantes do Minho com a maior pluviosidade anual ali verificada (2000 a 2400 mm) e as terras de sequeiro do sudeste alentejano com os menores valores dessa mesma precipitação atmosférica.

À escala mundial, a televisão mostra-nos constantemente imagens dos múltiplos visuais do nosso planeta marcadas pelo clima, sejam, por exemplo, a floresta equatorial da Amazónia, os glaciares do sul da Argentina, a pradaria norte-americana ou a estepe siberiana, a tundra boreal ou as areias escaldantes do Saara. Embora na explicação da paisagem, haja que ter em conta o enquadramento geológico regional, com destaque para a natureza das rochas (granito, xisto, calcário, etc.) que lhes servem de substrato e da respectiva estrutura (modo de ocorrência dos corpos rochosos: homogéneos, estratificados, dobrados falhados, etc.), a influência do clima é muito superior. 

Face a esta realidade desenvolveu-se um capítulo, comum à geologia e à geografia, conhecido por “geomorfologia climática”, com o estabelecimento de domínios ou regiões morfoclimáticas. “Faça sol ou faça chuva” é uma expressão vulgar de alusão ao estado do tempo, informação que diariamente nos chega através dos boletins meteorológicos, transmitidos pela televisão, pela rádio e pelos jornais. O estado do tempo, num dado lugar, é uma manifestação de uma realidade mais vasta, própria e à escala do nosso planeta, a que chamamos clima. 

Em termos muito simples, entende-se por clima um conjunto de fenómenos próprios da atmosfera, na interactividade que estabelece com os oceanos (e os lagos de maiores extensões) e com as terras emersas, nas quais a latitude, a altitude, a interioridade e a cobertura vegetal têm papel mais visível. Temperatura, humidade do ar e pressão atmosférica são factores de clima assegurados pela energia radiante do Sol. Relacionados entre si, são os responsáveis pelas situações de tempo quente ou frio, de tempo chuvoso ou de neve ou, pelo contrário, de tempo seco. São ainda responsáveis pela existência de vento, não raras vezes catastrófico, tal a intensidade que chega a atingir. O clima condiciona a alteração superficial (meteorização) das rochas, a génese e evolução dos solos, a erosão e transporte (evacuação) dos materiais erodidos (os sedimentos que estão na génese de muitas rochas sedimentares), bem como a ocupação vegetal e animal, incluindo a humana.  

São as manifestações de clima que, conjugadas com a natureza geológica dos terrenos, determinam o tipo da paisagem que nos rodeia e todas as outras de todos os lugares da Terra. Ao longo da sua história de milhares de milhões de anos, a mudança das paisagens foi uma constante. Praticamente imperceptível à dimensão temporal de uma vida humana, esta mudança tem pouca expressão no tempo histórico, sendo notável e bem testemunhada à escala do tempo geológico. 

A paisagem é um sistema dinâmico, só aparentemente estático. É como um simples fotograma de um filme, escreveu Don L. Eicher, em 1970. Processos geodinâmicos internos à escala global, com destaque para as translacções continentais e os enrugamentos orogénicos, ocasionaram mudanças de latitude e de altitude e subsequentes modificações climáticas que, por sua vez, determinaram mudanças na paisagem. " Na Terra só há alteração das rochas, formação de solos e erosão, (três aspectos modificadores do relevo e, portanto, da paisagem), porque há energia solar e porque temos uma atmosfera e uma hidrosfera, duas entidades susceptíveis de captar essa energia e de a transformar no dinamismo necessário aos processos geológicos ocorrentes à superfície e, também, aos biológicos. As massas de ar diferentemente aquecidas pelo calor solar dão origem à circulação atmosférica, processo que se traduz na existência do vento. 

Nas baixas latitudes, nomeadamente nas regiões intertropicais, a incidência dos raios solares aproxima-se e atinge a perpendicular (o Sol está a pique, como vulgarmente se diz), aquecendo o ar mais do que nas latitudes das regiões polares. Nestas, a incidência desses raios é muito oblíqua e, até, rasante, pelo que a temperatura do ar é aí muito mais baixa. Esta diferença de aquecimento faz com que o ar quente suba e o ar frio desça, sendo essa uma das causas da circulação atmosférica (outra causa é da própria rotação do planeta).  Por outro lado, a evaporação da água à superfície dos mares, rios e lagos e a resultante da transpiração da cobertura vegetal (uma realidade bem visível nas grandes florestas equatoriais, quentes e húmidas) fornece humidade suficiente para formar nuvens que o vento transporta e descarrega como chuva ou neve, consoante as temperaturas locais. É, sobretudo, a esfericidade do globo terrestre e a consequente variação da latitude que determinam a zonalidade climática de que toda a gente tem noção, ainda que sumária e empírica. 

Foram areias deste tipo e vasas finas da mesma natureza que, uma vez litificadas, deram origem a muitos calcários, entre eles os do Jurássico das nossas Serras do Sicó, d’Aire e Candeeiros, bem como do barrocal algarvio, e testemunham o posicionamento tropical destas regiões nesses recuados tempos.

O nosso satélite, embora receba o mesmo tipo de energia, não dispõe destas duas entidades, pelo que não exibe qualquer actividade erosiva para além da resultante dos antiquíssimos impactes meteoríticos. Cessado o vulcanismo que aí existiu e diminuída a intensidade de quedas meteoríticas, as suas paisagens são praticamente as mesmas desde há mais de 3000 milhões de anos. Nas imagens, o Minho verdejante e o Alentejo a caminho da desertificação.

A PARTIDARIZAÇÃO POLÍTICA DO CURRÍCULO ESCOLAR

"O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer diretrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas". Constituição da República Portuguesa (Artigo 43.º - Liberdade de aprender e ensinar)

"O Estado não pode atribuir-se o direito de programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas" Lei de Bases do Sistema Educativo (Artigo 2.º - Princípios gerais).

Nas leis fundamentais acima citadas, determina-se que o Estado não pode ir além das suas atribuições, as quais são de ordem pública, não de ordem privada e, muito menos, íntima. Em matéria educativa, o Estado não pode dirigir escolhas ou comportamentos nesta dupla ordem - privada e íntima -, que cabem - ou caberão um dia - aos que, no momento, são crianças e jovens. E também não as pode sugerir seja de que maneira for.

Isto é assim, mesmo que o faça em nome de (aparentes) bons princípios.

No respeitante a opções religiosas, político-partidárias, financeiras, sexuais... que se encontram legitimadas sob o ponto de vista jurídico e axiológico, o Estado democrático, de direito, deve manter-se escrupulosamente neutro. É sobre este Estado que me pronuncio, deixo de fora os que não são democráticos nem de direito. 

Não pode, esse Estado, em que nos situamos, de modo expresso ou oculto, passar, na Escola, a ideia de que uma opção religiosa, político-partidária, financeira, sexual... é preferível a outra.

Deve, evidentemente, procurar que, ao longo da escolaridade, seja robustecida, em cada um, a capacidade para discernir, por si mesmo, o que está bem, o que está certo, à luz dos valores éticos, que são universais, e de valores morais, mais localizados (desde que estes não contrariem os éticos). 

No robustecimento desta capacidade, que a todos diz respeito, que estrutura a vida pública, que consubstancia o bem-comum, o Estado não pode ser neutro. Nas palavras do filósofo Fernando Savater:

"Não pode nem deve haver neutralidade, por exemplo, no que corresponde à recusa da tortura, do racismo, do terrorismo, da pena de morte, da prevaricação dos juízes ou da impunidade da corrupção em cargos públicos, nem tão-pouco na defesa das protecções sociais da saúde ou da educação, da velhice ou da infância, nem no ideal de uma sociedade que corrija o mais possível o abismo entre opulência e miséria. Porquê? Porque não se trata de simples opções partidárias mas sim de benefícios da civilização humanizadora." (in O valor de educar)

Vem isto a propósito do recente retorno político (mais um!) à inclusão do tema "identidade de género dos alunos" na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento: como costume, os partidos à direita insistem em que seja retirada, enquanto os partidos à esquerda insistem em que seja mantida (ver, por exemplo, aqui, aqui e aqui). 
 
A polémica foi ampliada por causa de um certo guia - O Direito a Ser nas Escolas (ver aqui) - disponibilizado na página da Direcção-Geral da Educação, que chegou ao Parlamento e aí foi objecto de discussão e de votação! 
 
Isso seria escusado por várias razões, uma delas é que essa Direcção-Geral já o havia "despublicado".

A partidarização da inclusão do tema no currículo leva-o imediatamente para o campo da ideologia, que não pode entrar nas escolas.

É a liberdade, o direito inalienável à liberdade no respeito por princípios legais e éticos que a escola tem de ensinar e, evidentemente, de assegurar nos seus espaços, na esperança de que o aprendido seja transposto para a sociedade.

Termino com palavras retiradas de um artigo assinado por Valentim Alferes, investigador da Universidade de Coimbra (ver aqui).

"...desliza-se “suavemente” dos objectivos pedagógicos (...) para a inculcação de modelos ideológicos (...). Não importa que tais modelos possam ser ditos conservadores, reformistas ou progressistas, mas simplesmente registar que a pretensa neutralidade axiológica, frequentemente afirmada em nome de objectivos educativos generosos, constitui um elemento central no dispositivo de controlo (...) dos jovens pelos grupos e actores sociais que estão em condições de definir e concretizar as finalidades da acção educativa."

domingo, 2 de março de 2025

Leitores e escritores jovens, ciência, salvação do mundo e mais além

[Escrevi o texto abaixo há vários meses e, por várias razões, ficou inédito. Lembrei-me hoje dele por ter visto jovens a ler. Talvez que num mundo que parece bastante louco ainda haja lugar para a esperança. E essa esperança são os jovens. Estamos fartos de quem critica tudo e não contribui com nada; precisamos também de (re)ler Júlio Dinis com olhos de adultos.] 

O que é que Colleen Hoover e Richard Powers têm em comum? São escritores que não pertencem à mesma divisão, claro, mas que não estão fora da realidade. Assim, as suas narrativas cruzam-se com a realidade e esta com a Ciência e a Técnica que envolvem e moldam o nosso mundo. 

Os autores de ficção atuais em que tenho notado maior visibilidade da Ciência e da Técnica são Michel Houellebecq e Richard Powers. Do primeiro, em Partículas Elementares (Alfaguara, 2022), um cientista da área da Biologia Molecular é uma das personagens centrais, e, em Serotonina (Alfaguara, 2019), a personagem principal, graduada em Agronomia, discute vários assuntos científicos. De Richard Powers, parecem-me especialmente interessantes Eco da Memória (Casa das Letras, 2008) e Assombro (Presença, 2022), sendo que, neste último, a personagem principal é um cientista. Ambos os autores têm sido traduzidos para português, mas de Powers não foi ainda, que eu saiba, traduzido Gain, no qual uma personagem refere que a Química lhe deu muitas coisas e não assina uma petição contra um produto químico. Bernadette Bensaude-Vincent e Jonathan Simon, em Chemistry: The Impure Science, referem que esta atitude é demasiado racional para ser plausível. Não é, no entanto, necessário que a ficção seja fiel à realidade, como é óbvio. Isso é até, segundo a formulação elegante de Azar Nafisi, em Ler Lolita em Teerão (Gótica, 2004), diminui-la, pois o que procuramos na literatura não é tanto a realidade mas a epifânia da verdade. 

Vem isto a propósito da Ciência, e em particular a Química, que está presente na literatura. Se aparecesse como um catálogo não seria provavelmente boa literatura (ou até poderia ser - olhe-se Júlio Dinis com olhos adultos), e nem tem de ser real ou plausível - o medicamento que a personagem principal de Serotonina toma não existe, por exemplo. É um espelho ou um ambiente envolvente que nos interroga e nos permite refletir sobre a realidade. 

Como defendi em Jardins de Cristais (Gradiva, 2014), a Ciência, e a Química em particular, está presente, direta ou indiretamente, em todas as obras literárias. E foi à conta da procura de novos exemplos que comecei a notar que os jovens “afinal liam”. A afirmação de os jovens não lerem é comum, e eu também acreditava nela. Bastava perguntar num grupo de jovens e o silêncio das respostas confirmava o meu preconceito. Mas com um estudo experimental acabei por mudar de ideias (pode ler-se aqui). Entretanto, têm aparecido notícias sobre a vendas de livros em Portugal que confirmam essa realidade. 

Mas, antes de mais, é preciso perceber o que se entende com a ideia de que os jovens “não leem”. Não leem o que achamos que poderá ser “boa literatura”, mas leem outras coisas. Com cerca de quatrocentos estudantes, de cinco escolas de todo o país, do Ensino Básico e Secundário, verifiquei isso na prática. Não porque os questionei de viva voz, mas porque lhes dei papéis para escreverem de forma anónima o que estavam a ler. E fiquei surpreso. Muitos dos livros que estes liam eu nem sequer conhecia. Muito do que liam era influenciado pelos colegas e pelo mercado; eram livros para jovens e com jovens personagens, mas também era influenciado pelos professores. Numa escola que visitei, por exemplo, vários alunos referiam o Diário de Anne Frank (Livros do Brasil, 2022). 

Ao contrário de Michel Houellebecq e Richard Powers, Colleen Hoover é uma autora muito lida pelos jovens. Que as narrativas desta autora sejam limitadas parece-me normal, pois esta tem pouca experiência de vida e objetivos curtos. Em, por exemplo, Isto acaba aqui (Topseller, 2017, de que foi feito um filme recentemente), ou Confesso (Topseller 2016), embora possa existir alguma complexidade nas narrativas, estas andam quase só à volta de amores românticos bastante vulgares, não envolvendo visões do mundo abrangentes nem desafiantes. São livros que não parecem interrogar-nos. Mas é aqui que encontro o paradoxo. Estes livros podem ser mais abrangentes ou podem interrogar-nos, não pelos seus conteúdos, mas pelas ramificações inesperadas que podem originar. Nomeadamente as referências a objetos que se relacionam com a Ciência e a Técnica.

Dou outros exemplos: A culpa é das estrelas (Asa, 2012) de John Green ou A distância entre nós (Presença, 2019) de Rachel Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis são também livros (de que foram feitos filmes) que nos levam a aspetos inesperados da contribuição da Ciência e da Técnica para o nosso mundo. São também “dramas” românticos como os livros de Colleen Hoover, mas podem ser mais do que isso. No primeiro livro, temos dois jovens apaixonados com cancro em que um acaba por morrer e, no outro, temos, de novo, dois jovens apaixonados, mas é ainda mais dramático. Têm ambos fibrose cística e não se podem aproximar. Mas, ao analisar a linha temporal destas doenças, verificamos que o final feliz não está na relação amorosa, mas nas possibilidades que oferece a narrativa. O cancro de que morreu a personagem do primeiro livro tem uma esperança de cura de quase 100%. E na doença do segundo livro, até aos anos 1940, a esperança de vida era mínima, mas atualmente os doentes têm esperanças de vida da ordem dos sessenta anos, devido à recente descoberta de medicamentos modeladores das proteínas e outros avanços. (Pode encontra-se aqui uma versão mais completa, relativa ao primeiro livro). A tragédia continua a existir, mas pode não ser tão dramática.

Além dos temas, gostaria também chamar a atenção para as experiências de vida dos autores e leitores. Em Lições de Química (Asa, 2022), de Bonnie Rosmus, sobre o qual escrevi também, acompanhamos as desventuras de uma jovem química que procura fazer doutoramento no mundo machista dos anos 1950. Por outro lado, A Hipótese do Amor (Desrotina, 2022) de Ali Hazelwood é uma história romântica muito menos complexa, mas que se passa nos dias de hoje, em que uma jovem a fazer doutoramento é normal. A autora, ela própria a fazer investigação, refere que este livro se baseia no seu mundo. Enquanto Rosmus, mais experiente, estudou o assunto e pediu a colaboração de cientistas, Hazelwood usa a sua biografia para compor a história. Em A Química do Amor (Quinta Essência, 2017, título original, How not to Fall) de Emily Foster, pseudónimo de uma investigadora que não é identificada, mas é doutorada e autora de um ensaio sobre sexo (diz a sinopse) parece ser também a experiência da vida que se conhece que condiciona a narrativa.   

Há jovens autores com uma profundidade inesperada como Lolita Pille, em Hell (não detetei que fosse lido pelos estudantes portugueses, nem foi editado em Portugal) que foi publicado quando esta tinha vinte anos. Mas, como é bem conhecido, toda a literatura é de certa forma autobiográfica e esta escreveu sobre as vidas de jovens parisienses, as quais conhecia bem. Podemos também lembrar Françoise Sagan que, com dezanove anos, publicou, em 1954, um livro de uma profundidade também inesperada: Bom dia, Tristeza (A Casa dos Ceifeiros, 2017). Mas, vejamos as entrevistas desta última: escreveu sobre o mundo que conhecia, melhorado pelas leituras de Proust, Dostoiévski e Wilde, entre outros. Um mundo, ainda traumatizado pela segunda guerra mundial, que acabou quando Sagan tinha cerca de dez anos, em que começava a haver liberdade sexual, mas não havia pílula anticoncepcional e o fantasma do aborto assombrava as mulheres.

E, finalmente, podemos relembrar Fernando Namora que, em 1938, com cerca de vinte anos, publicou As sete partidas do mundo (Europa-América, 1990), livro que mais tarde, em 1958, sentiu necessidade de alterar. Quando Namora escreveu a primeira versão do livro não havia antibióticos, mas, em 1958, já havia, e isso reflete-se na reescrita da obra. 

Na minha opinião, os contextos e os pormenores dão interesse acrescido às obras literárias, mesmo as consideradas menos interessantes. E, se estou agora mais convencido de que os jovens afinal leem, continuo com a convicção de que todos os livros se relacionam com a Ciência e a Técnica, as quais direta ou indiretamente envolvem e moldam o nosso mundo e nos fazem humanos.

VAMOS CONTINUAR A FALAR DE TERRAS-RARAS

Por A. Galopim de Carvalho.

E vamos fazê-lo porque as propriedades ópticas, magnéticas e químicas dos 17 elementos químicos incluídos nestas “terras”, ou seja, nestes óxidos, são fundamentais para, como já está a acontecer, darmos este salto tecnológico que nos maravilha e, ao mesmo tempo, nos assusta.

Um parêntese para lembrar que a descoberta do oxigénio, nos primeiros anos da década de 70 do século XVIII, pelo inglês Joseph Priestley (1733-1804), em 1772 e, separadamente, pelo sueco Carl Wilhelm Scheele (1741-1786), em 1774, levou a que a composição química das rochas passasse a ser expressa em óxidos e que estes pioneiros da Química davam o nome de “terras” a esses óxidos de metais.

Estes 17 elementos têm aplicações nas chamadas tecnologias verdes, nas bio e nanotecnologias, na agora tão falada inteligência artificial, na medicina, na robótica, na indústria aeroespacial, nas telecomunicações, equipamentos militares, entre outras. Vistos sob um outro ângulo, eles são essenciais para assegurar a sustentabilidade, entendida como o equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e o seu uso pela sociedade, tentando aliar o uso dos recursos naturais e a conservação da natureza. Aliança difícil senão, mesmo, impossível numa sociedade desenvolvimentista como é a que estamos a viver.

As novas tecnologias, muitas e sempre a surgirem, podem libertar-nos da queima de combustíveis fósseis, sendo, portanto, essenciais à transição energética e à chamada revolução digital. Sendo vitais para o desenvolvimento económico da sociedade, a procura dos minerais que contêm estes 17 elementos químicos tornou-se uma prioridade e o seu abastecimento está longe de ser assegurado, dada a dificuldade da sua extracção e, ainda, por motivos geopolíticos, como os que já estão, de forma bem visível, nos últimos anos, a “virar do avesso”, de forma inexorável, a cena mundial liderada, sobretudo, pela China.

Com efeito, dados tornados públicos pelos Serviços Geológicos dos EUA, a China detinha, já em 2019, mais de 60% da produção mundial de terras-raras. Segundo outras fontes, este gigante asiático alcançava cerca de 95% da sua refinação, razões pelas quais está na vanguarda deste sector decisivo da sociedade e explica a competição a que se assiste entre a chamadas grandes potências mundiais.

Na imagem: cristal de monazite um dos minerais (o mais conhecido) das terrras-raras, de que falarei num próximo post.

TERRAS-RARAS

Terras-raras é hoje um tema actualíssimo no discurso a circular nos media, sem que muitos dos que falam e escrevem e muitos mais dos que ouvem e leem, tenham conhecimento do que são. Podia não ser assim, mas lamentável e tristemente é esta a nossa realidade. Há décadas que a nossa escola tem vindo a dar diplomas, nas não deu e continua a não dar cultura, seja humanística, seja a científica. É claro que há exceções, mas é da generalidade que estou a falar.

Acontece que, em finais do século XVIII, quer para os químicos como para os mineralogistas, os óxidos da maioria dos metais constituíam um grupo então designado por “terras”, “jorden”, para os suecos, “Erde”, para os alemães, “earth”, para os ingleses, e “terre”, para os franceses. Nós, os portugueses, continuávamos distraídos e já, nessa altura, éramos um povo atrasado, na cauda da Europa. 

Face ao qualificativo “raras”, toda a gente será levada a pensar que se trata de substâncias que ocorrem em quantidades ínfimas, mas não é o caso. Por serem de difícil separação e por serem apenas conhecidos em minerais oriundos da Escandinávia, foram então (estamos a falar de finais do século XVIII, nos alvores da Química e da Mineralogia) considerados "raros", qualificação ainda hoje utilizada, apesar de alguns deles serem relativamente abundantes na crosta terreste. Todos eles são mais abundantes do que metais como a prata e o mercúrio, por exemplo.

Os metais destas “terras”, ou seja, destes óxidos, são, de acordo com o que a Química nos ensina, um grupo de 17 elementos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, dos quais, 15 pertencem ao grupo dos chamados lantanídeos, isto é, os que ali vão do lantânio ao lutécio, aos quais se juntam o escândio e o ítrio, todos eles elementos que ocorrem nos mesmos minérios e apresentam propriedades físico-químicas semelhantes. 

As principais fontes com interesse económico para serem exploradas são alguns minerais relativamente raros (cujos nomes, para quem quiser saber, se indicam no final do texto) e certas argilas ricas em óxido de ferro, qualificadas de lateríticas.

Apesar da sua abundância relativamente elevada, como se disse atrás, os minerais das terras-raras são mais difíceis de explorar do que os minerais de metais como o cobre, o chumbo, o zinco e muitos outros. Esta dificuldade torna os metais das terras-raras relativamente caros, pelo que o seu uso industrial foi limitado até serem desenvolvidas técnicas de separação de alto rendimento, tais como, cristalização fraccionada, troca iónica, em meados do século XX.

As terras-raras têm aplicação em grande variedade de modernas tecnologias de ponta, mais que evidente interesse económico, justificativo duma procura que ressalta nos noticiários de todos os dias.

Para os geólogos, as terras-raras ajudam a conhecer as fontes magmáticas de certas rochas, permitem datar alguns minerais, entre os quais, certas granadas, através da abundância relativa do par neodímio/samário. Mas o seu interesse científico não fica por aqui. Alarga-se a determinados campos da Biologia, da Medicina e outros.

Estima-se que grande parte das terras-raras esteja localizada na Ásia, com especial destaque para a China.

Cientistas de finais do século XVIII, a que se refere o texto acima:

Karl Wilhelm Scheele, (1724-1786), químico sueco;
Torbern Olof Bergman (1749-1817), químico e mineralogista sueco;
John Lukas Woltersdorf (1721-1772), mineralogista alemão;
Joseph Priestley (1733- 1804), químico inglês);
Antoine Lavoisier (1743-1794), químico francês.

Principais minerais com elementos da terras-raras: 

monazite, bastnasite, xenothyme e loparite. Se quiser saber o que são, procure facilmente na net, 

O grupo das terras-raras inclui os seguintes elementos químicos:

Lantânio, Cério, Praseodímio, Neodímio, Promécio, Samário, Európio, Gadolínio, Térbio, Disprósio, Hólmio, Érbio, Túlio, Itérbio, Lutécio, Escândio e Ítrio.
___________________
Nota
: A Tabela Periódica é uma disposição sistemática de pouco mais de uma centena de elementos químicos, iniciada pelo químico russo Dmitri Mendeleev, em 1869.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

O ENSINO ONLINE NÃO PODE SER SOLUÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA

O Conselho Nacional da Educação é um órgão consultivo independente, no qual participam representantes de diversas entidades do país com ligação ao sistema de ensino. A sua principal função é contribuir, dentro das atribuições que lhe estão alocadas, para melhorar o sistema. Presume-se que, quando o Presidente do órgão se pronuncia, veicula uma sensibilidade colectiva do que é o melhor, do que beneficia os aprendizes que estão no sistema. Posto isto, deixo aqui um apontamento elaborado a partir de uma notícia da Agência Lusa do dia 25 deste mês (ver aqui).

Reconhecendo a gravíssima falta de professores no sistema, registada em diversos documentos produzidos pelo Conselho, nomeadamente no ainda recente Relatório do Estado da Educação 2023 (ver aqui), numa recente audição na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, o referido Presidente

"... sugeriu que o ensino ‘online’ pode ser uma das respostas para mitigar o impacto nas aprendizagens da falta de professores (...). «Não sei se já estamos a explorar devidamente as potencialidades da formação ‘online’, se não necessitaremos de pensar mais acerca desta matéria».

A ideia de "apoiar os alunos que estão sem aulas" parece sensata: na verdade, sabemos que a sua aprendizagem fica comprometida nessa circunstância. Mas, devemos perguntar: 

- que alunos serão "apoiados"? Por certo aqueles que estão na escola pública, e em zonas do país onde a falta de professores é mais acentuada. Além disso, a palavra "apoiar" não traduz, de modo algum, o direito constitucional que todos têm à educação escolar, em igualdade de oportunidades;

- se as máquinas não funcionam sozinhas, quem será responsável pelo seu funcionamento? Professores não, que os não há. Mas há fundações e empresas (privadas) dispostas a "ajudar", sendo que algumas delas já estão a "ajudar" dentro do próprio sistema, individualmente ou interligadas. O certo é que se estão a dar passos seguro para legitimação destes "parceiros"

Na notícia diz-se também que, na perspectiva do mencionado Presidente,

"a aposta na formação inicial de professores não permite responder ao problema a curto prazo".

Estando, desde há longa data, implicada nessa formação não posso concordar com esta declaração, que considero conformista. De modo propositado ou por mero desleixo, o Ministério mas também as instituições responsáveis pela formação deixaram que a situação chegasse aos níveis a que chegou; situação que não é, de resto, exclusiva do nosso país. A promessa de "fazer mais com menos", recorrendo às novas tecnologias digitais, é deveras aliciante e não podemos, portanto, excluí-la dessa situação, ela deverá ser escrutinada.

Ministério, Conselho Nacional de Educação, Universidades e Institutos Politécnicos deveriam ter a mesma vontade de superar a falta de professores e coordenar esforços para a fazer valer: envolver potenciais candidatos a professores e proporcionar-lhes uma formação digna desse nome. Apelando tanto à inovação e à criatividade, esta é uma ocasião que justifica o materializar destas palavras.

Haverá (tem de haver) solução para tão grave problema. Essa solução não pode, no entanto, deixar de preservar a essência do ensino e da aprendizagem em sala de aula, no quadro da relação pedagógica, absolutamente essencial na constituição do humano.

Podemos não conseguir encontrar uma solução no imediato, para este mês, para este ano; mas temos obrigação moral, ética de encontrar uma solução a curto prazo, sim. É que o que está em causa é demasiado importante para ser deixado para depois e/ou entregue a máquinas. Afinal, como disse José Morais dizer numa conferência realizada em 2017 na minha Universidade: "o futuro da humanidade depende de nós, dos que têm alguma responsabilidade na educação".

Torradas com toucinho

Por A. Galopim de Carvalho Provavelmente já havia torradeiras eléctricas, mas nós ainda as não conhecíamos, e a manteiga-de-vaca era um dos...