segunda-feira, 31 de outubro de 2016

“90% do caro leitor foi feito nas estrelas”* - Apresentado em Coimbra


Novo livro de Alexandre Aibéo, na colecção “Ciência Aberta” da Gradiva, apresentado no Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no Departamento de Física, por Carlos Fiolhais, no dia 31/10/2016, pelas 18 horas 

 As estrelas sempre fascinaram a humanidade. Na Antiguidade e mesmo muito depois dela houve quem pensasse que tudo estava escrito nas estrelas, isto é, que os astros determinavam o destino dos seres humanos. O que nunca ninguém pensou nos tempos antigos foi que nós somos feitos da matéria das estrelas. Não, não é uma metáfora, é literal: a maioria dos muitos átomos que nos constituem proveio da explosão de estrelas pesadas, que assim espalharam o seu interior pelo vasto espaço. Hoje, a olho nu ou usando telescópios, quando contemplamos as estrelas estamos a olhar para as nossas remotas origens.

 O astrónomo Alexandre Aibéo é um jovem divulgador científico de primeira água. O seu primeiro livro “Isto não é (Só) Matemática” foi um enorme sucesso. Neste seu segundo livro, o autor expõe o essencial do que hoje sabemos sobre o espaço, seja a Lua e o Sol aqui tão perto, sejam as estrelas mais distantes. Baseado na sua enorme experiência de divulgação científica, recorre a uma linguagem fresca e imaginativa para responder às nossas dúvidas sobre o cosmos. A leitura fica assim acessível a um vasto público. Além do mais, este é o primeiro livro em todo o mundo com um asterisco no título!

*Percentagem em massa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.