terça-feira, 14 de janeiro de 2025

(MAIS) UM PAÍS QUE PROÍBE O USO DE TELEMÓVEIS NA ESCOLA

Na sequência e em coerência com o que havia sido anunciado, o Presidente do Brasil faz vingar a lei que proíbe o uso de telemóveis em todas as escolas do país (ver aqui a notícia do Público). Terá dito: "a gente precisa voltar a permitir que humanismo não seja trocado por algoritmos". 

Os algoritmos são produções humanas e podem ser usadas para o melhor que encontramos no humanismo. Ou para o contrário, evidentemente, como toda a técnica. Mas, sim, percebo o que Lula da Silva quis dizer: na escola, precisamos de recuperar (ou de conseguir) uma relação profunda com o conhecimento a partir do contacto professor-alunos e em suportes que dêem boas provas em termos de aprendizagem.

1 comentário:

Anónimo disse...

É por demais consabido que a Constituição da República Portuguesa é uma das mais avançadas do mundo. Mesmo com a minha pouca formação jurídica, antevejo, claramente, que uma proibição do uso de telemóveis nas escolas portuguesas, estaria ferida de inconstitucionalidade, o que desencadearia imediatamente uma deliberação do Supremo Tribunal de Justiça no sentido de repor imediatamente o caos que se vive atualmente em contexto de sala de aula com o uso dos telemóveis. A escolaridade obrigatória e de sucesso pleno, até aos dezoito anos de idade, que fica caríssima ao Estado, alimenta-se de violência e indisciplina, com muitos telemóveis de marca pelo meio, e indisfarçável desprezo pelos professores.

(MAIS) UM PAÍS QUE PROÍBE O USO DE TELEMÓVEIS NA ESCOLA

Na sequência e em coerência com o que havia sido anunciado, o Presidente do Brasil faz vingar a lei que proíbe o uso de telemóveis em todas ...