terça-feira, 2 de novembro de 2021

NOVIDADES DA GRADIVA:

Informação recebida do editor:

A Alpinista

Sexo e corrupção na Alemanha nazi

Marcio Pitliuk

 UM ROMANCE ABSORVENTE SOBRE SOBREVIVÊNCIA E ASCENSÃO SEM ESCRÚPULOS NA ALEMANHA NAZI.

 Desde muito jovem Hannelore Schultz sabia bem o que não queria: o desconforto, a pobreza e os modos rudes do ambiente onde crescera. Mas também sabia o que queria: luxo, riqueza, poder. A porta abriu-se com o início da perseguição aos judeus. Berlim parecia-lhe ser a resposta para as suas ambições.

Quanto a armas, usaria as que tinham nascido consigo e aprimorá-las-ia ao longo do tempo: rara beleza, elevada capacidade de sedução, inteligência, foco. Para Hannelore nada mais contava do que a sua vida, os seus planos, a sua ambição. Ambição, sexo, traição – tudo isso se revela neste romance que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, a Berlim que se julga dona de tudo, os campos de extermínio nazis na Polónia. A vida das personagens cruza-se com a política imperialista e aterradora de Hitler, e boa parte delas usam-na a seu favor. O remorso, esse, parece ser uma palavra desconhecida. No fim do caminho haverá espaço para a justiça?

Uma obra que se lê sem paragens.

 Ver detalhes

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Destinados à Guerra

Poderão a América e a China escapar à Armadilha de Tucídides

Graham Allison

 A CHINA E OS ESTADOS UNIDOS RUMAM PARA UM NOVO CONFLITO...

 «Allison torna os dilemas mais difíceis da política externa acessíveis tanto aos especialistas quanto ao cidadão comum. Por isso me aconselhei e aconselho frequentemente com ele.» 

Joe Biden

«Este livro identifica um desafio essencial à ordem mundial: o impacto de uma potência em ascensão sobre uma potência dominante.»

H. Kissinger

«Um dos livros mais profundos e intelectualmente estimulantes que li sobre as relações mais importantes do mundo: os EUA e a China.»

General David Petraeus, ex-director da CIA e ex-comandante do US Central Command

«Allison, académico e profissional extremamente respeitado no campo da segurança nacional, é também um mestre em História aplicada. Todos os cidadãos que querem estar informados devem ler este livro.»

Niall Ferguson, senior da Hoover Institution, Stanford Univ., autor de The War of the World

Ver detalhes

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nocturno

Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020

António Canteiro

Romance vencedor do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020, tendo sido considerado pelo júri «uma proposta consistente e original».

O contexto do romance é o da sub-região da Gândara de Carlos de Oliveira, no tempo da gripe pneumónica (em 1918), uma pandemia muito semelhante à que vivemos hoje. O protagonista, o músico António de Lima Fragoso, sucumbe aos 21 anos à doença da febre amarela. Foi no dia 13 de Outubro daquele ano, o mês fatídico em que mais três irmãos, duas primas e uma tia são vítimas mortais da mesma doença, todos debaixo do mesmo tecto, na sua casa da Pocariça, Cantanhede. António de Lima Fragoso, que foi aluno de Thomás Borba e Luís Freitas Branco, concluiu o exame final de piano no Conservatório Nacional com 20 valores e compôs uma obra musical notável, mas também escreveu Contos e Cartas a Maria, obra literária que dirigia a um sujeito ambíguo no seu ideário sócio afectivo, e que poderia muito bem tratar-se da amiga, pintora, Maria Amélia Carneiro, sua conterrânea da Pocariça, com quem convivia, amiúde, partilhando «artes» durante a permanência de ambos na cidade do Porto.

Ver detalhes

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

E NOVAS REEDIÇÕES  |  já à venda 

QED

A estranha teoria da luz e da matéria

6.ª edição

Richard Feynman 

Richard P. Feynman, um dos físicos teóricos mais célebres do mundo, apresenta aqui a teoria da electrodinâmica quântica com a clareza, o rigor e a perfeição que tornaram famosas as suas conferências. Pressupondo que os leitores possuem poucas bases científicas, procura sempre ilustrar as interacções da luz com exemplos de fenómenos que todos podemos observar no quotidiano.

Ver dwtalhes


Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...