sexta-feira, 19 de maio de 2017

O QUE É SER PORTUGUÊS?


Na próxima quarta-feira, dia 24 de Maio, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, o Doutor Onésimo Teotónio de Almeida, Professor e Director do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, Providence, Rhode Island, EUA estará em diálogo sobre PORTUGALIDADE com Carlos Fiolhais, director do RÓMULO. A sessão é aberta a todos os interessados.

Onésimo Teotónio de Almeida nasceu no Pico da Pedra, na ilha açoriana de S. Miguel, em Dezembro 1946. Frequentou o Seminário de Angra do Heroísmo, nos Açores, obteve o Bacharelato na Universidade Católica Portuguesa em 1972, emigrou para os EUA e fez o Mestrado em 1977 e doutorou-se em Filosofia em 1980 pela Brown University (Department of Philosophy), em Providence, Rhode Island. Ainda aluno de pós-graduação na Brown University, começou a leccionar no Centro de Estudos Portugueses e Brasileiros que ajudou a criar. Em 1981 foi nomeado Assistente nesse Centro; em 1987, promovido a Professor Associado e em 1991, a Professor Catedrático. O Centro, agora Departamento, foi dirigido por ele de 1991-2003. É Fellow do Wayland Collegium for Liberal Learning, um Instituto de Estudos Interdisciplinares na Brown University, onde lecciona uma cadeira sobre Valores e Mundividências.

O seu último livro que vai estar em debate em Coimbra é “Obsessão da Portugalidade” (Quetzal). Para além dos muitos livros, tem centenas de escritos em revistas e livros colectivos. Fundou e dirige a editora Gávea-Brown, dedicada à edição em inglês de obras de literatura e cultura portuguesas, que edita também a revista Gávea-Brown – a Bilingual Journal of Portuguese American Letters and Studies, que ele fundou e co-dirige. É co-editor do e-Journal of Portuguese History e de Pessoa Plural, ambas revistas electrónicas editadas em cooperação internacional e publicadas na Brown University. É co- editor de uma colecção de obras de Lusophone Studies na Sussex Academic Press. Desde 1979 mantém um programa bimensal no Portuguese Channel, de New Bedford, Massachusetts, e durante dois anos manteve um programa semanal – “Onésimo à conversa com…” – na RTP Açores. Foi colaborador regular n’ O Jornal e no Diário de Notícias. É colaborador regular na revista LER, na PNETLiteratura e no JL. Foi eleito Membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e sócio- correspondente da Academia da Marinha. Em 2013 recebeu um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.


2 comentários:

Albino M. disse...

Lá estaremos. Mas S. Miguel, se me faço entender, é uma ilha... açoriana. Certo?

Carlos Fiolhais disse...

Certo, tem razão!
CF

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...