sexta-feira, 19 de maio de 2017

O QUE É SER PORTUGUÊS?


Na próxima quarta-feira, dia 24 de Maio, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, o Doutor Onésimo Teotónio de Almeida, Professor e Director do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, Providence, Rhode Island, EUA estará em diálogo sobre PORTUGALIDADE com Carlos Fiolhais, director do RÓMULO. A sessão é aberta a todos os interessados.

Onésimo Teotónio de Almeida nasceu no Pico da Pedra, na ilha açoriana de S. Miguel, em Dezembro 1946. Frequentou o Seminário de Angra do Heroísmo, nos Açores, obteve o Bacharelato na Universidade Católica Portuguesa em 1972, emigrou para os EUA e fez o Mestrado em 1977 e doutorou-se em Filosofia em 1980 pela Brown University (Department of Philosophy), em Providence, Rhode Island. Ainda aluno de pós-graduação na Brown University, começou a leccionar no Centro de Estudos Portugueses e Brasileiros que ajudou a criar. Em 1981 foi nomeado Assistente nesse Centro; em 1987, promovido a Professor Associado e em 1991, a Professor Catedrático. O Centro, agora Departamento, foi dirigido por ele de 1991-2003. É Fellow do Wayland Collegium for Liberal Learning, um Instituto de Estudos Interdisciplinares na Brown University, onde lecciona uma cadeira sobre Valores e Mundividências.

O seu último livro que vai estar em debate em Coimbra é “Obsessão da Portugalidade” (Quetzal). Para além dos muitos livros, tem centenas de escritos em revistas e livros colectivos. Fundou e dirige a editora Gávea-Brown, dedicada à edição em inglês de obras de literatura e cultura portuguesas, que edita também a revista Gávea-Brown – a Bilingual Journal of Portuguese American Letters and Studies, que ele fundou e co-dirige. É co-editor do e-Journal of Portuguese History e de Pessoa Plural, ambas revistas electrónicas editadas em cooperação internacional e publicadas na Brown University. É co- editor de uma colecção de obras de Lusophone Studies na Sussex Academic Press. Desde 1979 mantém um programa bimensal no Portuguese Channel, de New Bedford, Massachusetts, e durante dois anos manteve um programa semanal – “Onésimo à conversa com…” – na RTP Açores. Foi colaborador regular n’ O Jornal e no Diário de Notícias. É colaborador regular na revista LER, na PNETLiteratura e no JL. Foi eleito Membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e sócio- correspondente da Academia da Marinha. Em 2013 recebeu um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.


2 comentários:

Albino M. disse...

Lá estaremos. Mas S. Miguel, se me faço entender, é uma ilha... açoriana. Certo?

Carlos Fiolhais disse...

Certo, tem razão!
CF

UMA RESPOSTA DOS AUTORES DO MANIFESTO "POR UM ENSINO SUPERIO HUMANIZADO"

Pode ser lida aqui   uma resposta dos autores do manifesto Por um Ensino Superior humanizado. Manifesto contra o uso da “inteligência” artif...