sexta-feira, 26 de maio de 2017

Pedagogias alternativas


"Pedagogias alternativas" e "educação alternativa". Os termos existem e já devem existir há muito mas confesso que os desconhecia até momento recente, em que os vi associados a outras manifestações alternativas.

Procurei informação e percebi que também os termos polarizam investigação académica em universidades conceituadas, que é publicada em livros e em revistas com factor de impacto; entidades internacionais que insistem em exercer influência na educação escolar, incluem-nos nos seus textos. Não é, pois, algo "marginal" aos circuitos que conferem legitimidade científica ao que se faz. 

E é claro, há escolas alternativas, métodos alternativos, recursos alternativos... onde cabe tudo!

Confesso que me custa ver nomes como o de João de Deus, de Maria Montessori e de outros pedagogos com obra consolidada, ainda que compreensivelmente, situada, misturados com outros que me abstenho de referir.

E, claro, custa-me ver os seus conceitos e propostas pedagógicas serem retorcidos, a compor um discurso que em circunstância alguma subscreveriam.

Sem comentários:

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...