quinta-feira, 25 de maio de 2017

O lugar dos professores nos sistemas educativos

Vale a pena ler o editorial do jornal Faro de Vigo do dia 21 deste mês, cujo título é El profesor como eje de la enseñanza necesaria (aqui).

O que nele se diz em relação à situação dos professores e do ensino em Espanha poderia, em grande medida, ser transposto para Portugal. É estranho que um pouco por todo o mundo se tenha de dizer que os professores têm um lugar importante nos sistemas educativos.

Eis breves passagens:
A excelência educativa depende mais das qualidades das pessoas - a capacidade dos professores, a disposição dos alunos e a atitude dos pais - do que do dinheiro. Um aumento de recursos não garante melhorias (...). 
Os sucessivos governos têm abandonado os professores à sua sorte, preferem-nos disciplinados e sobrecarregados de burocracias de normas e de regulamentos do que motivados, ambiciosos e inovadores (...).
A educação é o mais importante que qualquer sociedade pode legar às gerações futuras (...).

2 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente, o futuro da educação é destrui-la, porque deixaríamos de destruir a profissão docente humana, para alcançar tal objectivo?

regina disse...

Um excelente texto para reflexão.Estou totalmente de acordo.
Regina Gouveia

UM TIPO DE CENSURA DE LIVROS AINDA SEM DESIGNAÇÃO

Não sabemos ao certo, mas podemos colocar a hipótese, muito plausível, de a censura da expressão humana, nas suas mais diversas concretizaçõ...